Os Bastidores da Política

Um passo à frente

Em meio a pandemia do coronavírus alguns pré-candidatos de Lorena se reinventam enquanto outros se complicam. Na disputa pelo futuro Executivo, Sylvio Ballerini (PSDB) segue ainda tentando acertar as diferenças e vaidades entre os integrantes de seu grupo, buscando rastrear os apoiadores que sobreviveram ao fato Fradique; Daniel Munduruku já está com chapa pronta de vereadores, vice escolhida e pronto para anunciar plano de governo e discutir metas nos debates.

Marietta Bartelega continua trabalhando e necessariamente envolvida com as classes sociais da cidade criando mecanismo de apoio às famílias.

Um eventual quarto candidato parece que que não evoluiu, segundo a patuleia da Praça, talvez pela indecisão de seus agregados – muitos com os recursos reclusos no ‘esquemão’ da pirâmide financeira que explodiu com a economia local…


Assédio dos eleitores

Isael Domingues

Comenta-se pelas esquinas de Pinda que a oposição ao prefeito Isael Domingues está tão ressentida pelos avanços da Administração Pública que resolveu criticar o formato das inaugurações.

Esta semana tentaram um alvoroço nas redes sociais com registro no ‘meio’ ou ‘meios’ de comunicação que ele$ dominam denunciando a suposta aglomeração de pessoas. Durmam com este barulho…

Reforço partidário

O vice prefeito Ricardo Piorino reforçou a base partidária da campanha com o PSB no pacote eleitoral do prefeito Isael Domingues. De acordo com o mercado político da constelação de partidos em torno da reeleição, Piorino tem o comando – direto ou indiretamente – de pelo mesmo quatro dos principais.

Leitura

É voz corrente entre os cientistas políticos de Pinda que o êxito da campanha à reeleição passa pelas mãos de Ricardo Piorino, ou seja, com sua permanência na condição de vice, o prefeito Isael Domingues teria menos dificuldades com a oposição e somaria a integralidade do corpo a corpo com os eleitores. Falam ainda que a majoritária ser com Magrão não acrescentaria dividendos, e com Everton Chinaque, a coisa ficaria na mesma.

Casca de banana

Fábio Longuinho

No afã de travar a administração do prefeito Fábio Marcondes, o vereador Fabio Longuinho defende uma proposta de anular a lei que extingue a Zona Azul em Lorena – aprovada no ano passado e que está sendo implantada na cidade com a contratação de cerca de 100 funcionários.

Ventos dos corredores da Câmara revelaram que os próprios colegas da oposição apoiaram Longuinho neste atentado contra a geração de empregos e desconstrução da ordem pública, apenas para vê-lo ‘sangrar’ neste período eleitoral, onde “cada candidato é por si, e os eleitores para todos…”

Boca rica

Corre na boca pequena de Cachoeira que a população não sabe se a indignação é maior contra o prefeito ou dos atuais vereadores. Para piorar a situação e a rejeição, correu a notícia que a Câmara ‘debaixo de um quieto’ aprovou o repasse de R$11 milhões para o sumidouro, digo, Santa Casa. Segundo o pessoal de bom senso, nada demais se a população estivesse sendo atendida a contento e se tudo estivesse em pleno funcionamento no hospital que tem mais funcionários que pacientes. Afinal, o Ministério Público não havia determinado que o prefeito Edson Mota exonerasse um punhado de contratados da Santa Casa? Ou os familiares dos vereadores são exceção???

Sinal de alerta

Informações da antessala do gabinete do prefeito deram conta que a permissionária do Transporte Urbana de Guaratinguetá – o TUG poderá devolver a concessão à Prefeitura, devido a pandemia do novo coronavírus que reduziu a quantidade de ônibus e seus respectivos horários, caso não haja por parte da administração um aporte financeiro para amenizar os prejuízos. Em abril, a empresa Oceano já pretendia um recurso de R$ 1 milhão, mas a Administração Pública transformou este valor em compras de passes fracionados. De acordo com a patuleia política, esta medida extrema da empresa é tudo que Executivo não poderia ter ou receber às vésperas do período eleitoral.

De bem com a galera

João Pita

O vereador João Pita comemorou o apoio do prefeito ao seu requerimento que pede a isenção dos aluguéis dos permissionários dos espaços comerciais do Terminal Rodoviário de Guará durante a pandemia do coronavírus.

O requerimento de Pita, também assinado pelo presidente da Câmara – o Celão, tem como objetivo apoiar os empresários da Rodoviária neste momento de crise, onde a transição de pessoas pelo espaço diminuiu e por consequência, estão encontrando dificuldades em manter seus estabelecimentos.

Cara ou coroa?

Ganhou quem apostou, em Cruzeiro, que Celso Lage não enfrentaria o prefeito Thales Gabriel na linha de frente. Ventos da oposição informaram esta semana que o jornalista Paulo Antônio de Carvalho já assumiu como pré-candidato a prefeito e aí, sim, com Celso Lage como vice. A dupla reúne a maior parte das lideranças que se manteve distante da administração como também outras que tentaram aproximação, porém, não foram aceitas. Perguntem ao ex-vereador Marco Aurélio!!!

 

A voz do povo

Se valerem as pesquisas e prévias eleitorais que ‘filtrou’ a preferência dos eleitores de Cruzeiro, pelo índice de aprovação do governo de Thales Gabriel, a dupla Paulo Antônio e Celso Lage estaria largando na segunda fila, seguida de Juarez Juvêncio atropelando Fernando Moreira na terceira posição. Junto a esta projeção, garantem os especialistas da política local que o grupo do edil Paulo Vieira, congregando vários vereadores e bons postulantes à futura Câmara, e que recebeu a filiação do radialista Laodelino, se somar com algum prefeiturável da oposição, poderá encarecer ainda mais a campanha de Gabriel. Perguntem ao Jorge Currila…

A polêmica dos vices

Enquanto a concorrência ‘queima os neurônios’ na captura de um nome pra vice-prefeito, Thales Gabriel está para ‘jogar no palitinho’ a escolha dos mais de cinco postulantes. Desde Charles Fernandes – que traria a simpatia de Paulo Vieira – a Mário Notharangelli; de Zé Rogério a Kleber Silveira – que por via das dúvidas já desincompatibilizou da Prefeitura, todos estão de prontidão para o convite. Ah! Sem contar Diego Miranda – que sentindo a temperatura da disputa interna para o ‘convite’, tratou logo de se autodefinir candidato a vereador para não amargar uma reação contrária.

Congestionamento

Para quem achou que sete candidatos a prefeito de Cachoeira seria muito, nem imaginava que o oitavo já estaria sendo anunciado. Esta semana o advogado Marcelo Galvão postou em sua rede social que pretende disputar o cargo pelo PSD – curiosamente partido do Tio João do Açaí. Ele passa a integrar uma lista de opção como Fernando Hummel (PP), Dadá Diogo (Podemos), Torrada (PSB), Mineiro da Funerária (MDB), Elbom Fontes (Prós) e se não pintar outros nomes, Aloísio Vieira (PTB).

Planejando hoje…

…a realidade do amanhã – Mais uma dupla de pré-candidatos à Prefeitura acrescentam os diálogos sobre o desenvolvimento de Ubatuba, Professor Ademar Alves (Avante) e Custódio Barreto (Progressista). Motivados pela crise na saúde – ainda mais agravada com a pandemia da Covid-19, da carência de uma educação mais promissora e a necessidade de mecanismos municipais para fortalecer a segurança, Ademar e Custódio vêm ganhando forças na orla e prestígio entre os políticos.

Engrossando o caldo

Enquanto o prefeiturável Nuno Dias (PROS) recebe aclamação popular falando de inovação, humanização e qualidade de vida em Ubatuba, a também pré-candidata à prefeita Flávia Pascoal (PL) ganha espaço entre os moradores e discute nas redes sociais políticas públicas e ações de crescimento da cidade. Em análise, o mercado político do litoral acredita que a estabilidade da reeleição de Délcio Sato (PSD) entre em risco, contrariando o pensamento de que quanto mais candidato melhor.

Não convidem para…

…a mesma picanha Os vereadores de Guaratinguetá e o empresário Silvio Sanzone, principalmente se o churrasqueiro for o atual prefeito e a motivação da festa seja o lançamento da pré-candidatura de sua jornalista e apresentadora Dani Dias!!!

 

Em Baixa

Aparecida – O Santuário Nacional, responsável pela Basílica Velha, que virou centro de uma polêmica com fiéis, membros de um movimento (hoje fora de ação oficial), formado por moradores e empresários do Centro Velho. O grupo protestou nesta semana contra a retirada da escada de acesso e outras ações na igreja, um prédio de 1888, tombado na década de oitenta, e que é destino de milhões de turistas por ano. Mesmo garantindo que tem o aval técnico para a obra, o Santuário coloca em ponto negativo um dos focos da esperança da cidade para a recuperação pós pandemia, além da falta de comunicação junto aos fiéis de Aparecida, temerosos pela construção de forte apelo histórico e de fé.

 

Em Alta

Lorena – O vereador Pedro da Vila Brito que na contramão da oposição ao prefeito Fábio Marcondes na Câmara Municipal, está pegando o caminho do bom senso contra a iniciativa polêmica do colega Fabio Longuinho em extinguir a recém criada Zona Azul na cidade. Pela lei aprovada em 2019, a Prefeitura contratou através de processo licitatório a Estacionamento Digital, já em fase de implantação com a contratação de aproximadamente 100 funcionários. Por entender a necessidade do serviço e as oportunidades dos empregos, Pedro da Vila Brito está se colocando como mediador para manutenção do estacionamento rotativo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?