Bastidores da Política

Desagravo

Junior Filippo
Junior Filippo

 

Após correr como rastilho de pólvora no mercado político de Guará e nas redes sociais a notícia ‘estilo fake news’ de que havia desistido de sua candidatura a prefeito em 2020, Junior Filippo seguiu a origem do ‘boato’ até chegar na ‘toca do autores’ para “botar os pingos nos ‘IS’”.

Com maestria de quem tem a força do diálogo, o Coronelzinho disparou contra gregos e troianos e lamentou parte de imprensa com as “calças arriadas”…


Lei da oferta e procura

A julgar pelos números eleitorais de Lorena, tem eleitor (mais de 50% do colégio eleitoral) a procura de um candidato a prefeito para votar, enquanto ‘alguns’ prefeituráveis buscam ‘alguém’ de boa reputação, com potencial de votos e, se possível, com recursos financeiros para somar de vice na esperança de conquistar os indecisos. Perguntem ao Timoteo!!!

Perguntar não ofende

Por que os vereadores de oposição de Lorena insistem na convocação do diretor da empresa que opera o transporte urbano e escolar – ABC – para prestar esclarecimentos sobre contratos, na tribuna da Câmara? Será que é necessariamente na ´tribuna’ que eles querem o empresário dos transportes???

Deixados para atrás

Parece nome de filme, mas é a expressão de algo real. Com o presidente Jair Bolsonaro batendo todos os recordes em fazer viúvas políticas de uma só vez, ao deixar o PSL, o que mais se vê pelas cidades da região são políticos (sem expressões e mandatos) feitos cachorros quando caem do caminhão de mudança no meio do caminho. Entre os inconformados e insistentes, quem não correu para o PRTB do vice-presidente Mourão, tenta adivinhar para qual partido Bolsonaro vai encarar para atropelar quem estiver pela frente. Perguntem ao Samuel ‘bola murcha’!!!

‘EU’ futebol clube

Vazou na ‘boca pequena’ de Guará que a reunião desta semana do grupo estratégico da futura campanha de Marcus Soliva à reeleição não terminou em consenso quanto a formação das candidaturas à Câmara. Pelo que se ouviu por detrás da porta, enquanto a maior parte do pessoal de ‘linha de frente’ (vereadores) preocupava-se em pluralizar os postulantes em três grupos para abrir possibilidades de mais vagas no Legislativo, o ‘Mister Magoo” insistia no tal de grupão para facilitar sua permanência na Casa. Ou seja, toda sorte ‘pra um’ com o azar do resto…

Fora da realidade

Renato Cebola
Renato Cebola

Aparentemente os vereadores de Pinda não conseguem “dar uma dentro”. Demora para apresentar projetos autorais e quando conseguem, marcam ‘gol’ contra os geradores de empregos e impostos. Na última segunda-feira a Câmara aprovou uma proposta inusitada do parlamentar Renato Cebola (PV).

Com o aval unânime do plenário, o projeto de Cebola ameaça punir os empresários do ramo de supermercados e similares que não atenderem seus clientes nas filas dos caixas em até vinte minutos. Ah! No Mercadão virou piada, principalmente se incluirem na ‘lei’ quem ‘faz hora em bate papo’ pelos balcões e cafezinhos da cidade…

Jogo de empurra

Pela segunda vez consecutiva a Câmara, ou melhor, os parlamentares deram um ‘empurrômetro’ no projeto do Executivo que busca reestruturar e modernizar o programa de concessão de bolsas universitárias. Isael está tentando criar o Programa Universitário de Pindamonhangaba – UNIPINDA”, mas pelo andar da carruagem, alguns vereadores estão na contramão, numa ‘força-tarefa’ de adiar a votação com apresentação de emendas modificativas ao projeto. Observaram que a cada sessão, tem um de plantão para joga pra frente…

Com ou sem? Esta é a…

…questão!!! Eleitores e políticos de Aparecida concordam que o resultado da eleição do ano que vem, depende de um fator chamado Zé Louquinho. Embora o ex-prefeito descarte constantemente a possibilidade de ser candidato, há quem aposte o contrário. Ou seja, com ele na disputa a concorrência terá chances reduzidas e as atenções dos opostos recaem sobre Celso Alves. Caso Zé Louquinho continue apenas nos bastidores de Jeffercy Chad, tem torcida organizada guardando fogos para a comemoração.

Meio a meio

Com as pesquisas ‘de boca a boca’ mostrando mais cerca de 48% dos eleitores de Ubatuba indecisos quanto ao quadro de prefeituráveis da cidade, o ex-prefeito Eduardo Cesar (provavelmente em novo partido) trabalha sua saúde eleitoral em duas frentes para 2020: 1. Na Justiça (para sanar algumas pendências com ausência de dolo) e 2. Com várias lideranças que estão apostando em seu nome para ‘virar o jogo’ e garantir uma nova fase administrativa na Prefeitura.

Promessa futura

Tem gente apostando, em Ubatuba, que o vereador mais votado nas eleições passadas, o tucano Silvio Brandão, poderá sair de sua experiência na presidência da Câmara para somar votos como vice-prefeito numa composição majoritária para eleição do ano que vem. Comenta-se que Silvio foi cotado em várias prévias eleitorais como um dos nomes mais influentes na configuração de vice, podendo decidir o pleito. Com isso, o assédio das lideranças partidárias do pedaço não deverá faltar.

Gol de letra

Com um investimento de R$ 1 milhão, o prefeito de Pinda, Isael Domingues (PL), anunciou na última terça-feira a criação de mais dois NAP’s (Núcleos de Apoio Psicopedagógicos), responsáveis pelo atendimento educacional de crianças portadoras de necessidades especiais. Através da ampliação das unidades, que totalizarão quatro a partir de dezembro deste ano, o número de alunos atendidos com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicomotristas e neuropediatras saltará de 200 para 500.

Amantes do livro

Na semana em que Lorena comemora 231 anos, o prefeito Fábio Marcondes decidiu dar um ‘presente’ aos estudantes e leitores da cidade. Com investimento de R$ 70 mil, a população vai ganhar a reforma da Biblioteca Municipal Sérvulo Gonçalves. A obra de recuperação busca garantir mais segurança aos frequentadores do espaço público, que foi inaugurado em 1876 e conta com mais de setenta mil livros. A iniciativa do Executivo foi comemorada pelos intelectuais, alunos e docentes, e também criticada por três ou quatro representantes da oposição que ‘jazem no parlamento’…

Síndrome do eucalipto

Ventos dos corredores da Câmara de Lorena dão conta que o Elcinho Vieira, de tão preocupado com a reeleição dos vereadores de seu grupo de apoio, para aliviá-los, está se apropriando até de seus assessores. Ah! Disseram que os que ele ainda não abocanhou para o seu gabinete foram incentivados a serem candidatos ao invés de trabalharem na campanha de seus antigos chefes. Perguntem à Lucia da Saúde.

Pardal que acompanha…

João de Barro, vira servente de pedreiro – sobre a apropriação de assessores alheios na Câmara de Lorena, parece que bastou os vereadores Cleber Maravilha e Bruninho Ribeiro estabelecerem um acordo com o ‘Pit Lessie’, em detrimento da base governista, para que em menos de três semanas ambos amargassem perdas em suas assessorias. Perguntem ao ‘homem que negocia’!!!

Processo seletivo

A 322 dias das eleições e, em meio as atenções do mercado político de Guará sobre os possíveis candidatos a prefeito, surge a especulação a respeito dos eventuais postulantes a vice-prefeito. Nomes como do presidente da Câmara, Marcelo Coutinho – o Celão (ainda do PSD); do presidente do PSDB, Marcelo Pazzini; da ex-diretora da FEG Tânia Azevedo; do Dr. João Carlos, ainda do PT; do advogado Marco Aurélio Ortiz e principalmente o de Regis Yasumura (ainda PSB), surgem como sugestões e afirmativas nos cafezinhos mais politizados da cidade. Façam suas apostas…

Ordem unida

Cel. Salomão
Cel. Salomão

A homérica puxada de tapete que o Cel. Salomão levou no PSL de Guará acabou soando positivamente para sua futura candidatura a prefeito, já que foi abrigado no PRTB, partido do vice presidente Mourão.

De sigla nova e com forças reforçadas, Salomão já saiu a campo atrás dos eleitores periféricos, com apelo especial ao pessoal da farda.

Disseram que sua preferência por um vice é que tenha também o perfil militar.

Roleta ‘russa’

O prefeiturável Renato Marton decide nos próximos dias se aceita o desafio de bater chapa com Sylvio Ballerini no PSDB de Lorena, ou se leva seu grupo formado para outro partido. Numa conta simples, tem cientistas apostando que na primeira opção ele pode ganhar a candidatura se o pessoal do prefeito fechar questão…

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?