Bastidores da Política

Renovação com qualidade

Vice-prefeita Marietta Bartelega, Eder Billota, professor Walter Vicioni, Miltinho e vereador Fábio Matos
Vice-prefeita Marietta Bartelega, Eder Billota, professor Walter Vicioni, Miltinho e vereador Fábio Matos

Seguindo as participações de pré-candidatos especiais no programa Atos no Rádio, o professor Walter Vicioni, idealizador do Sistema Sesi de Ensino e diretor estadual do Senai, falou sobre seus planos numa provável participação na Assembleia Legislativa.

Junto com a vice-prefeita Marietta Bartelega e do vereador Fabio Matos, Vicioni relatou os avanços da construção da escola do Sesi em Lorena e informou que a instituição aguarda uma área prometida em Guaratinguetá, para o estudo e implantação de uma das unidades do ‘Sistema S’.

Auxilio guarda-chuva
Alguns vereadores de Lorena pensam em reivindicar ‘auxilio guarda-chuva para transitar pelos corredores de plenário da Câmara. Nestes dias de instabilidades no tempo, chovia mais dentro da sede do Legislativo que fora. Aliás, segundo a turma da esquina, instabilidade no tempo e na administração do presidente Tão, que não consegue arrumar o telhado da Casa nem com contrato emergencial. Perguntem àquele vereador que senta à esquerda de quem do plenário observa o ‘Tanga Frouxa’ na mesa!!!

Não convidem para…
…a mesma picanha o vereador João Pita e o major Oliveira, do trânsito de Guará, ainda que o churrasqueiro seja o Miguel Sampaio, em pessoa!!!
O pior está por vir
Gilberto Nering
Gilberto Nering

Quem diria que o magnânimo Gilberto Nering anoiteceria diretor absoluto do Hospital Frei Galvão, e amanheceria destituído pelo conselho superior da entidade.

Pois bem, isto aconteceu para alegria de muitos e preocupação de outros, principalmente quando na coletiva de imprensa promovida na última quinta-feira, foi revelado que a dívida da hospital chega a R$ 70 milhões, e que uma auditoria deverá passar um pente fino em todos os contratos celebrados ao longo da gestão de Nering.

Ah! Disseram que alguns passageiros da administração franciscana estão com a pulga atrás das orelhas…

Herança franciscana
Entre os assuntos deste início de semestre na Câmara de Guará, sobrou até para administração passada. Vereador Fabrício da Aeronáutica ‘atirando’ em todas as direções levantou supostas irregularidades no contrato com a AC Park, responsável pelo estacionamento rotativo na terra de Frei Galvão. De acordo com a patuleia, duas situações: atirou em Marcus Soliva, acertou no Francisco Carlos.

Reflexo da periferia
Não precisa ser vidente para uma leitura geral sobre as condições políticas de Aparecida. O prefeito Ernaldo Marcondes segue em desarmonia com alguns setores da cidade, porém, uma recente pesquisa consultiva (que não é a do instituto Tiradentes) mostrou o outro lado da questão. Fontes ligadas à Casa Civil do Estado revelaram que um percentual significativo dos moradores da Capital Mariana da Fé acreditam na seriedade da gestão de Ernaldo, em que pese as críticas que vem sofrendo por conta da crise financeira e dos ajustes administrativos que vem tomando.

Caso Adevaldir

Papa defunto
Papa defunto

Ganha repercussão e indignação pelas ruas de Lorena a ordem judicial que sequestra 40% dos salários do vereador Adevaldir – Papa Defunto na Câmara Municipal.

O parlamentar foi sentenciado pela Justiça por malversação do dinheiro do Lar São José, e teve o cargo de provedor cassado pelo Ministério Público.

E agora, após vinte anos de trâmites judiciais, foi condenado a restituir os valores.

A pergunta que não…

…que calar Com a visível quebra de decoro parlamentar do caso Adevaldir Ramos no abuso e uso do dinheiro dos idosos do Lar São José de Lorena, o presidente da Câmara Tão do Vaguinho abre um processo de cassação do mandato do homem, como fez por muito menos com Luiz Francisco de Lima, ou “enrola o … e senta em cima”?

Batata assando
Rola pelas esquinas de Cachoeira Paulista que o vereador Breno Anaya deve responder na Justiça por contratações irregulares no período em que presidiu a Câmara e ‘torrou’ todo dinheiro do duodécimo durante ano de 2017, sem a menor chance de retornar alguma sobra de valores aos cofres da municipalidade, pela eventualidade de economia.

E por falar em Cachoeira…
…o ex-prefeito Aloísio Vieira criticou o atual sistema de saúde por permitir que a maternidade da Santa Casa siga fechada sem permitir que nasçam cachoeirenses. Ele participou na última segunda-feira do programa de jornalismo da TV Cidade, acompanhado de mais dois ex-prefeitos: seu filho Fabiano Vieira e Valderez de Lucena, de Canas. O trio falou sobre as eleições que se aproximam, e deixaram claro que talvez o atual prefeito Edson Mota não esteja conseguindo reabrir o centro cirúrgico local por mero desconhecimento e falta de trâmite no governo do Estado.

Soltando o verbo
O vereador Marquinhos Ramos (da Colchoaria) teve participação especial no programa Atos no Rádio na última quinta-feira, onde fez uma comparação entre os avanços de Lorena facilitados pela homogeneidade da legislatura passada, e as dificuldades provocadas pela atual. Marquinhos, que vinha atuando como secretário de Trânsito, assume sua vaga na Câmara, deixando claro que todos os projetos que conspirarem a favor da cidade terá sua coautoria, independente de quem tenha apresentado.

Sorte na política
Rola pelas esquinas de Cruzeiro que a sorte está de bem com o prefeito Thales Gabriel por vários motivos: na realidade administrativa, bom desempenho e mudanças estratégicas; com a população, simpatia e credibilidade aumentando, e entre outras na política, o vereador Paulo Vieira encontra-se inelegível, por isso não vai assombrá-lo em sua provável reeleição de 2020.

Segurando como pode
É voz corrente em Cruzeiro, que enquanto o vereador Paulo Vieira continuar promovendo encontros com os colegas de Câmara, regados a caviar e champanhe francesa, hora outra feijoada e promessas de viagens, ninguém se atreverá pedir a cassação de seu mandato, em que pese as manifestações de opostos pelas ruas da cidade. Disseram que o som das festas e as guloseimas dos encontros não permitem aos nobres vereadores escutarem o grito dos manifestantes nas ruas, pedindo a renúncia imediata do patrão da Patrícia Batistela…

Reta final
Com fôlego ‘emprestado’ sabe-se lá de quem, o pré-candidato a deputado estadual Vito Ardito (agora PP) fecha a semana com pelo menos três ‘lançamentos’ de campanhas em relevância. Cruzeiro, onde o deputável aproveitou a energia da vereadora Claudete Araújo do PV (ex-cabo eleitoral do Padre Afonso) para reunir um grande público; Lorena, com a disposição do vereador Maurinho Fradique (PTB) movimentou um público acima da média na noite de quinta-feira. Já em sua jurisdição, Pindamonhangaba, o enfoque está sendo neste sábado, com a presença do oportunista a federal Guilherme Mussi & cia. Ah! Destaque para o articulador Norbertinho, nos bastidores da candidatura.

Juntos, mas não misturados
Em leitura dinâmica sobre o momento eleitoral de Pinda, os eleitores indagam sobre a vaidade e o jogo de interesses que impedem, por exemplo, Rafael Goffi, que concorre a deputado federal, a fazer campanha junto com Vito Ardito, que busca vaga a estadual, ou até mesmo com o Vela, que embora sendo do PT, tem o mesmo cep postal. Comenta-se que em fase, onde candidato escolhe partidos por conveniências e não por ideologia, não seria a sigla partidária o impedimento de uma união entre estes nomes e até mesmo outros de menor projeção no mercado político…

Apostando na certeza
Enquanto os candidatos com domicílio eleitoral em Pinda promovem uma ‘colcha de retalhos’ entre os eleitores, o prefeito Isael Domingues, apoiado pelo seu vice, Ricardo Piorino, investe no que já está dando certo, ou seja, na dupla Márcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual) que pontuaram vários recursos para cidade desde o início de seu mandato. Tem gente apostando, nas rodas políticas do pedaço, que a possibilidade de alguém da cidade ser eleito é praticamente remota. Perguntem ao João Bosco Nogueira!!!
Em Alta
Aparecida… Enfim o prefeito Ernaldo Marcondes trouxe uma boa notícia para os moradores e visitantes da cidade. A Prefeitura colocou em prática o trabalho que aumentou o rigor contra a prática irregular no comércio da região central e na feira livre de Aparecida. Somente nos dois primeiros meses da ação, 46 estabelecimentos foram multados. A expectativa é que a administração comece a colocar em ordem a atuação de ambulantes e comerciantes regulares na cidade, já que basta uma breve caminhada para perceber que ordem não é uma palavra corriqueira na Capital Católica.

Em Baixa
Guaratinguetá… O ex-diretor do Hospital Frei Galvão, Gilberto Nering, retirado do cargo nesta semana após auditoria apontar uma série de falhas na administração do hospital. Nering saiu pela porta dos fundos do FG com dívida de R$ 70 milhões, e não deve deixar saudades entre funcionários e principalmente entre os pacientes, até porque coube ao então diretor a decisão de interromper os atendimentos pelo SUS de hemodiálise, cardiologia e oncologia. E o que ficou dito pelas esquinas é que o “convite” para Nering pode se estender para além do hospital…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?