Bastidores da Política

Efeito 7 de outubro

Paulo Neme
Paulo Neme

A julgar pela reunião dos vereadores na casa do Dr. Paulo Neme (ex-prefeito de Lorena), ocorrida na semana passada, parece que o pensamento subliminar de alguns parlamentares é acertar a ‘saúde eleitoral’ e ‘pilhar’ o ex-prefeito para um ‘teste drive’ já nas eleições de outubro deste ano.

Disseram que alguém ouviu por detrás das portas da Câmara Municipal que a candidatura a deputado do Doutor seria a única forma de conter o efeito Totô para estadual, que começa ser difundida pelas reuniões religiosas e ruas e cidade e região. Perguntem ao Fabio Longuinho!

Sandálias da humildade

Roderley Miotto
Roderley Miotto

Ao vereador de Pindamonhangaba Roderley Miotto, que credita dentro de sua mediocridade quando atende ou presta alguma informação à imprensa está ‘quebrando o galho’ do jornalista ou veículo de comunicação.

Além do que, não consegue conviver com uma dose de crítica, geralmente traduzida pela voz da periferia, demonstrando que realmente vive ‘fora da casinha’…

E por falar em crítica…
…rola entre os bem informados de Pinda que vem denúncia pela frente envolvendo vereadores da cidade. Uma delas dão conta que contemplados de última hora no conjunto habitacional recém entregue no Araretama, que nem inscritos estavam, mas com uma ‘ajudinha’ estão com as chaves nas mãos. Outra está ligada ao desconto social do IPTU, onde um determinado proprietário com diversas residências ‘misteriosamente’ foi enquadrado no programa municipal que isenta parte considerável do tributo a contribuintes dentro de um perfil social econômico. Cartas à presidência da Câmara, aos cuidados do presidente Magrão!
Evidências
O mercado político de Lorena dá como certa que uma das candidaturas majoritárias em 2020 deverá surgir da Câmara. Falam que entre os vereadores, o que esta pensando ser prefeito já conquistou apoio entre os colegas de Legislativo e trabalha para dissimular sua nova versão política na cidade de ‘quebra barraco’ para ‘construtor do futuro’. Ah! Existem outros dois buscando se preparar para um eventual convite para vice. Um mirando o prefeiturável Sylvio Ballerini e outro a candidata a sucessão de Fabio Marcondes, a vice Marietta Bartelega.
Saia justa
A notícia que o deputado federal Flavinho da Canção Nova deixou oficialmente o PSB, com destino ao PSC, repercutiu em Guaratinguetá. Segundo o ‘zum-zum-zum’, quem ficou na maior ‘saia justa’ com a atitude do federal foi o deputável Regis Yasumura, que havia trocado sua filiação do PTB para o PSB porque intencionava uma dobradinha com Flavinho, de olho nos votos dos fiéis da Renovação Carismática. Se bem que segundo a turma do cafezinho do Ponto Chique, para o Regis trocar de partido, ‘é dois palitos’…Lei Seca
Tem palacianos em Guará estressados com o prefeito Marcus Soliva, por ter cortado o feriado da quinta feira santa, tradicionalmente respeitada pelo funcionalismo público municipal. A bronca velada pelos corredores da municipalidade é que a medida quebra os 5 dias de folga, considerando o feriado da segunda-feira, dia de São Benedito. Pelo que ouviu no terceiro andar da ‘casa de vidro’: “é pouca reza pra muito feriado”. Ou seja, o povo não está religioso para justificar este tempo todo sem expediente…
Quem sabe faz ao vivo

Nenê do São João
Nenê do São João

O vereador de Cachoeira, Nenê do São João, promete empenho absoluto em sua passagem pela presidência da Câmara, nos dois sentidos: administrativo e político. Na última sexta-feira, durante entrevista no programa Atos no Rádio, o presidente anunciou uma série de ações estruturais na sede do Legislativo que não foram valorizadas pelo seu antecessor.

Ele está licitando a restauração do telhado do prédio, ordenou a colocação de portas de vidro nas salas administrativas e a potencialização da internet através de cabeamento.

De acordo com Nenê, investimentos necessários que não o impedirá de fechar seu período com saldo positivo no comando da Casa, e com a possibilidade de devolver mais de R$ 60 mil aos cofres da Prefeitura.

A cartilha do ‘horror’
Corre na ‘boca pequena’ de Guará que o prefeito Marcus Soliva busca ocasião para reenviar para aprovação na Câmara o projeto que cria a ‘Cartilha de Ética do Servidor’, apelidada de ‘código do horror’ (talvez pelo conteúdo elaborado pelo ‘secretário Kids’ que restringe os funcionários da Prefeitura em ações e atitudes). Parece que a intenção de Soliva é exterminar do serviço público a morosidade no atendimento, a indiferença com a população e entre outras, as ‘ausências oficializadas’ (através de licenças sem remuneração). Na primeira tentativa os vereadores aliados conseguiram conter votação por entenderem que a fase política que o prefeito atravessa não está propensa a mais um choque desta natureza.
Equacionando a questão
Enquanto Marcus Soliva analisa a melhor maneira de resolver o problema funcional da Prefeitura de Guará, o prefeito de Lorena, Fabio Marcondes resolveu a questão em ‘dois toques’: primeiro, ou seja, desde o início de seu mandato austeridade total; posteriormente, implantou o Plano de Avaliação dos Servidores Efetivos, que pode resultar em progressão de função e remuneração de cada funcionário. Segundo Marcondes, esta metodologia é uma maneira de aumentar a estima e incentivar o servidor a buscar o melhor, e serve também para identificar os inapropriados para o serviço público para as devidas punições.
Vitrine eleitoral
É voz corrente, pelas esquinas de Cruzeiro, que a eleição para deputado deste ano, entre os candidatos da cidade, está mais propensa a demonstração de forças para 2020 do que interesse em vagas na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal. De acordo com a patuleia, a finalidade é ver se os resultados das urnas credencia algum com musculatura para enfrentar o prefeito Thales Gabriel em sua reeleição, ou num segundo momento, uma revelação para um novo vice.
Congestionamento

Aloísio Vieira, Alckmin e Fabiano
Aloísio Vieira, Alckmin e Fabiano

Para quem apostava em apenas duas candidaturas a deputado por Cachoeira, ficou surpreso com a possibilidade de cinco, talvez sete candidatos tentando legenda para o próximo 7 de outubro.

Segundo a especulação política local, João Bosco Torrada (PROS), Dada Diogo (PODE), Angela Orosco (PMDB), Domingos Geraldo (PR) e Claudio Gaspar (REDE).

Pensa que para por ai? Esta semana durante um evento na Capital, o pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, incentivou o ex-prefeito Aloísio Vieira a buscar um partido de legenda leve para candidatar-se à Câmara Federal. E ele topou!

Filme repetido

Humberto Ballerini, vereadores e o prefeiturável Sylvio Balerini durante reunião suprapartidária
Reunião suprapartidária com o prefeiturável Sylvio Balerini
Uma semana após se reunirem com o ex-prefeito Paulo Neme para tratar de assuntos relacionados a aprovação de contas e eleições vindouras, praticamente os mesmos vereadores foram recebidos na residência do prefeiturável Sylvio Ballerini, para ‘café político’.Durante o encontro, foram abordados temas partidários e propensas alianças para 2020, oportunidade em que Sylvinho confirmou sua permanência no PTB e anunciou seu irmão, o ex-vereador Humberto Bellerini como seu coordenador para próxima eleição.
Em Alta
Lorena… O acordo que definiu a devolução da área de 360 mil m² para a Prefeitura de Lorena, que prepara a doação de parte dele ao projeto Aldeia de Vida. Depois de 15 anos de espera (atuando sem a regularização), os participantes da instituição aguardam agora a liberação para ampliar o atendimento aos jovens da região. Na área política, o resultado deu mostras do alinhamento entre o governo de Fábio Marcondes e o presidente da Câmara Waldemilson da Silva, o Tão, que participou das negociações, já que mantém apoio às atividades do Aldeia de Vidas.
Em Baixa
Cachoeira… O que começa mal, não pode mesmo acabar bem. Pelo menos é isso que os analistas de plantão têm colhido da decisão judicial que suspendeu o contrato entre a Santa Casa, a Prefeitura de Cachoeira e o Isec (Instituto Saúde Educação e Comércio). Com irregularidades apontadas, a contratação foi questionada pela Justiça, já que funcionou como uma “reterceirização”. E a explicação do Executivo foi o ponto alto, com a tentativa de se colocar a culpa na denunciante (!!!), a vereadora Dadá Diogo, que colocou às claras mais um escorregão do prefeitão…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?