Bastidores da política

Pé no freio!
A retirada do projeto de autoria do Executivo que tramitava pela Câmara de Pinda visando autorização para abertura de processo licitatório para o transporte público da cidade, a pedido do próprio prefeito Isael Domingues, provocou dupla interpretação entre os especuladores políticos: o jurídico da Prefeitura pensou em algumas modificações para melhorar o serviço prestado ou foi pressão externa? E Viva Pinda!”

Três públicos
Corre na boca pequena de Pinda, que não foi apenas a classe política que amplificou os comentários com relação ao breque do prefeito Isael Domingues nos projetos que tramitavam pelo Legislativo esta semana. Os comerciantes do Mercadão que há anos convivem com o ‘fantasma’ de uma ação do Ministério Público que coloca em risco seus pontos de comércio, ‘arrepiaram’ também, porque um dos projetos retirados tratava-se da concessão e exploração do imóvel. Ah! O terceiro público afetado foram os contribuintes que dividem opiniões sobre a contribuição para custeio da iluminação pública.

 

Pedro Saninni
Pedro Saninni

Noite do despreparo
A Câmara de Guará viveu uma noite às avessas na última terça-feira. Numa sessão onde o presidente Celão esteve ausente, a mesa administrativa se mostrou confusa ante os procedimentos rituais dos trabalhos sob o comando de Pedro Saninni. Já no plenário, Ney Carteiro (PMDB) demonstrou que conhecimento geral é indispensável a um parlamentar, principalmente quando a razoabilidade torna-se necessária para entender que um contrato como o a CAB, principal braço de apoio do SAEG, não se rompe ‘sem pagar a conta’. Disseram que o Carteiro como sempre criticou, mas não apresentou um caminho para solucionar a questão do saneamento. Sem o pulso firme da direção da mesa, a sessão bateu recorde em atraso. Perguntem ao Luizão!

 

Miguel Sampaio
Miguel Sampaio

Gestão e viabilidade
A julgar pelos discursos políticos relacionados à CAB de Guaratinguetá, os peemedebistas do pedaço aparentam-se insatisfeitos com a possibilidade de Miguel Sampaio readequar os valores e o cronograma de obras com a terceirizada (responsável pelo esgoto da cidade) do SAEG. Sem ‘pedágio’ e desvio de finalidade, Sampaio acredita que até o final do ano a CAB saia da alça de mira dos escarnecedores e conclua novas fases do tratamento do esgoto através da ETE do Pedregulho.
O que seria péssimo para o discurso do PMDB – leia-se Ney Carteiro…

Chegou, chegando
Para a minoria que apostava que Elcio Vieira Junior estrearia nas sessões de Câmara de Lorena, pautado na discrição, assustou da maneira que atropelou o presidente ‘Tão.com’ – impondo dez requerimentos de uma só vez, num nítido desrespeito ao regimento interno da Casa e, ainda por cima, pressionando dois colegas (Lúcia e Careca) a voltar atrás em seus votos para ter aprovados três proposituras de seu principal interesse, ou seja, contra o prefeito Fábio Marcondes e de modo pessoal e rasteiro.

Quem pergunta deve…
…respostas!!! A especulação política de Lorena indaga se não seria o momento do prefeito Fábio Marcondes oficiar a Câmara nesta ‘nova configuração’ a responder sobre o ‘sumiço’ de mais de R$ 5 milhões da Educação, no final de 2012, deixando os professores sem salários. Lembrando que este fato levou o atual prefeito a um procedimento emergencial, com direito a justificar esta falha no Tribunal de Contas, por herança administrativa do ‘velho governo’. Onde foi parar o dinheiro? No bolso do Dr. Paulo Neme não entrou!!!

Alcoólatras anônimos
Nem só de Elcinho se resume a primeira sessão ‘ordinária’ da Câmara de Lorena. Entre o ‘desfile’ de Vandinho (novo líder do prefeito) pelo plenário, os votos de desempates do presidente ‘Tão.com’, sempre contra Fabio Marcondes, de quem jura ser parceiro (imagine se não fosse), o espetáculo ocorreu quando o ‘Bob Esponja’ se meteu a falar na tribuna: por um momento, quem acompanhava as imagens pelo site, não sabia se o cinegrafista que estava balançando ou se era o próprio vereador. Após alguns minutos e pelo ‘vocabulário’, percebeu-se que era o parlamentar mesmo quem balançava, e sem vento!

O ex-vereador Diego ao lado de Paulo Vieira
O ex-vereador Diego ao lado de Paulo Vieira

Efeito Dória
O vereador mais votado de Cruzeiro, Paulo Vieira (PR), surpreendeu a população com a notícia de que pretende doar seus salários oriundos do Legislativo às entidades sociais da cidade.
O mais surpreendente foi seu posicionamento na tribuna da Câmara e nas redes sociais que o salários dos parlamentares municipais deveriam ser reduzidos.
E tudo que os eleitores da terra de Nesrala Rubez queriam ouvir e ver se tornar realidade. Será que alguém da Casa vai apoiar a ideia???

Bruninho, João Pita e Beto Pereira
Bruninho, João Pita e Beto Pereira

Conexão Guará-Lorena
O Instituto Tiradentes, que qualifica e homenageia parlamentares de várias instâncias, reuniu boa parcela dos políticos da região nesta sexta-feira. Destaques para os vereadores Bruninho Ribeiro e Beto Pereira de Lorena, na foto com João Pita de Guará, todos prestigiados com a Medalha Tiradentes. Ah! O Ney Carteiro, de Guará, também foi condecorado com a honraria. Só não saiu na foto…

A mais feminina do Vale
Circula pelas esquinas de Canas que o prefeito Lucemir do Amaral não conseguiu a marca de um administrador extraordinário, mas elevou a fama da Prefeitura como a mais feminina do Vale. Falam ainda que para cada grupo de dez contratações, sete ou mais, são mulheres.

Aviso aos ‘navegantes’
O mercado político de Lorena adverte: todos que passaram pela vida pública e conduziram seus mandatos no entorno daquele “Personagem Escuso” não sobreviveram para o segundo mandato. Perguntem à meia duzia de viúvas que perambulam pelas esquinas!!!

Isael Domingues
Isael Domingues

Boa notícia
Em meio a crise anunciada na Prefeitura de Pinda, nem tudo é catástrofe. O prefeito Isael Domingues foi surpreendido na semana passada, com a inciativa de um grupo de servidores municipais que se uniram por iniciativa própria para elaborar um plano economicidade com 56 sugestões. A proposta foi apresentada ao chefe do Executivo com 100% de aprovação, e uma delas, já entrou em vigor. As demais serão colocadas em prática no decurso do tempo.

 

Erica Soler
Erica Soler

Paga pra ser feliz
Se o índice de aprovação da administração da prefeita de Potim, Erica Soler (PR), depender da opinião dos estagiários da Prefeitura, certamente ela vai estar em baixa na pesquisa. Segundo a gritaria pelas esquinas da cidade, o fato do governo passado atrasar o pagamento da categoria ainda era justificável porque o ex-prefeito não apagava nem a luz para dormir, mas se tratando deste ‘novo’ período de Erica Soler… é preocupante.

Rádio Peão
O Tribunal de Justiça não suspendeu de imediato os direitos políticos do ‘Personagem Escuso’, mas manteve a multa de dois salários do período em que ocorreu a improbidade administrativa. Conforme o entendimento do juiz eleitoral, ele poderá ter o registro de candidatura negado em 2020. A mesma penalidade vale para os companheiros de condenação nesta 2ª Instância…

Não convidem para…
…mesma picanha o secretário de Trânsito de Lorena, Marquinhos da Colchoaria, e o vereador Adevaldir Ramos, principalmente após a interpretação do ‘bêbado e o equilibrista’ na sessão de Câmara. Perguntem ao Pilão!!!

Marcus Soliva
Marcus Soliva

Com a palavra…

“Despesa pública é como unha, se não cortar toda semana, ela cresce”
Frase de Geraldo Alckmin em conversa informal no Palácio dos Bandeirantes, reproduzida pelo prefeito de Guará, Marcus Soliva.

Em alta
O prefeito Marcus Soliva, que está próximo de resolver um problema alimentado pelo governo de Francisco Carlos, encontrar uma sede para o Pronto Socorro. Depois de um obscuro contrato com o Hospital Frei Galvão, a cidade está perto de ganhar um PS novo e ainda recuperar o prédio paralisado, após interdição da cadeia pública. Solução onde só havia problemas…

Em baixa 
O presidente da Câmara de Lorena, Walmilson da Silva, o Tão, que depois de discursar em tom ríspido para garantir que terá pulso firme no cargo, acabou seguindo o caminho plantado por Elcinho Vieira, que conseguiu colocar em votação dez requerimentos em uma única sessão. Se começou assim, imagine o que esperar dos próximos dois anos?

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?