Bastidores da Política

O ‘Dia D’
O a cúpula  tucana de Guara agendou oficialmente para o próximo dia 12 a decisão sobre a continuidade de Evantuir Farias como suplente de vereador. O ex filiado do PT que migrou para o PSDB na legislatura passada, arrisca ser expulso do partido por ter votado favorável em projeto do prefeito Marcus Soliva, em desobediência a determinação do ‘comando maior’. O fato novo neste episódio é que o ex-prefeito foi convocado para votação na degola de seu afilhado. Ah! Disseram que o ex-vereador e atual segundo suplente, José Geraldo Máximo Rosa, o Zezao, está ansioso para conhecer o voto do Chico Hair!!!!

Proposta indecente
Rolou entre os bem informados do Paço Municipal de Guaratinguetá que o PSDB acenou uma eventual postura de apoio de apoio ao governo Marcus Soliva, em troca da cabeça de um dos principais nomes do primeiro escalão. Conversas no segundo piso do Palácio são de que até o Padre num primeiro momento gostou da ideia, quem sabe para suavizar o tamanho do ‘supositório’ que estão arrumando pra ele na Justiça…

Não convidem para…
…a mesma picanha os vereadores de Guaratinguetá, João Pitta e Fabrício da Aeronáutica, ainda que o churrasqueiro seja o ‘silencioso’ Decio Pereira, que até dia 15 permanece só observando…

Lei do silêncio

Decio Pereira
Decio Pereira

E por falar em Decio Pereira, corre na boca pequena da Câmara de Guará, que ele fez um pacto de silêncio em protesto ao PMDB, por ter inicialmente barrado sua candidatura a deputado estadual.

Pelo que se ouviu, se o partido, leia-se Argus Ranieri, até o dia 15 não reconsiderar seu pedido de legenda, ele vai romper o silêncio em outra freguesia, digo, sigla partidária.

Confessando…
…a Incompetência A Câmara de Canas deu a maior demonstração de trairagem contra a população nestes dias. Aprovaram sumariamente o projeto de aumento do IPTU do Executivo, não se importando com o impacto financeiro no bolso do contribuinte. Pior, como os mordedores resolveram fazer barulho e protestar na sessão desta terça-feira, no susto fizeram a lambança de confessar que não estudaram e nem leram o projeto para aprovar a lei. Estes são os comentários que rondam nas esquinas e até na TV.

Tirando da reta
Como a coisa ‘fedeu’ em Canas com a história do IPTU, a Câmara Municipal, praticamente os vereadores que ‘mamam’ no governo municipal, após terem aprovado o aumento do imposto, o qual alegaram nem terem lido o projeto, mudaram o discursos e acusaram o prefeito Lucemir como autor exclusivo da desgraça financeira da cidade. Não contentes com a transferência de culpa, passaram a incentivar o não pagamento e o ingresso na Justiça para justificar o calote, provocando o risco de travar a cidade!!!

A hora da verdade

Roderley Miotto
Roderley Miotto

Os vereadores que compõem a CEI do Laboratório de Pinda, presidida por Roderley Miotto, quebraram a lentidão das investigações e iniciaram as oitivas para ouvir as testemunhas na semana retrasada.

Quem inaugurou a temporada de confronto às mais de mil páginas acumuladas pela Comissão foi a ex-funcionária Shirley de Abreu.

O que não souberam dizer é se os parlamentares Felipe Cesar (PV) e Jorge da Farmácia (PR) participaram do ‘teti-a-teti’ ou ‘foram eminências pardas’ no encontro?!?!

Ameaça
Comenta-se entre o pessoal do Facebook, que as CEI’s instauradas na Câmara de Pinda só retomaram o ritmo após as manifestações de vários representantes de bairros e lideranças. Dias atrás, em ato de protesto, populares chegaram a levar literalmente uma pizza e até bolo para o plenário em dia de sessão na Casa de Leis, afim de comemorar o aniversário de abertura da primeira investigação, do polêmico caso do Vanoni e suas declarações. Perguntem ao Pedro Bala!

Política em família
Os boatos que o Dr. Davi, vice-prefeito de Cruzeiro, havia desistido de sua candidatura a deputado federal pelo PV, aflorou outros nomes na cidade (talvez pelo descongestionamento de candidaturas) como de Charles Fernandes (presidente da Câmara), Diogo Miranda (ex-vereador e diretor de Turismo) e Patrícia Batistela (diretora da FACIC). Com relação às candidaturas de Beto do Renato e de Renata do Renato para mesma cadeira a federal, seguem com requinte de divergência em família, já que embora opostos entre si, são irmãos. Façam suas apostas…

As águas vão rolar…

fabio novo
Fábio Marcondes

…mas sem alagamentos Rola pelos corredores da municipalidade de Lorena que o prefeito Fábio Marcondes está propenso a investir pesado na drenagem da cidade, principalmente nas áreas em que se registra a maior índice de alagamento.

Como fez no Industrial, Marcondes planeja fazer nas imediações do Bairro da Cruz um grande investimento, se necessário, com recursos próprios da Prefeitura.

A conversa surgiu devido as fortes chuvas desta semana, quando as águas mais uma vez chegaram a invadir várias casas do bairro. A certeza dos moradores é que quando o prefeito fala, ele faz.
Neste caso, executa!

Pegando o pique
Parece que a sorte mais uma vez esta rondando a pré-candidatura a federal de Marcelo Ortiz, por Guaratinguetá. De acordo com os numerólogos políticos da região, a filiação do presidenciável Jair Bolsonaro no partido de Ortiz – o PSL  – soma possibilidades. Falaram ainda que numa “ponte” entre os dois rolou até um convite para ministro ao ex-deputado, dependendo o resultado das urnas.

Limite de municípios

Vela
Vela

Quem observa o cenário eleitoral para este ano no eixo Taubaté-Pinda percebe o deputado Padre Afonso fortalecendo seu trabalho em toda a região do Vale para conter o avanço do pré-candidato Alexandre Leite, reeleito vereador na terra Lobato com sobra de votos.

Já na cidade de Alckmin, três nomes se despontam: Rafael Goffi, Vela do Sindicato e Vito Ardito, que segue na periferia tentando a vaga de estadual.

Comenta-se que Vito, como postulante a estadual, corre o risco, ou melhor, a sorte de seguir buscando votos no encalço de Goffi e Vela, principalmente se os dois saírem na disputa para federal.

Apoio oficial
Rola entre as secretarias e departamentos da Prefeitura de Pinda que ninguém vai ser pego de surpresa, se o alinhamento eleitoral do prefeito Isael Domingues e seu vice Ricardo Piorino para este ano indicar num primeiro momento os deputados Marcio Alvino e André do Prado – do PR. Pelo que se ouviu por ‘detrás das portas’, percebe-se um grupo trabalhando também para o deputado Padre Afonso, parceiro de Isael desde o palanque de 2016. Na leitura da especulação política, em termos de conhecimento e popularidade, o Padre sempre rezou missas na cidade, já a dupla do PR, só participa de eventos da administração. Perguntem ao vereador do PV, mas que já foi do PMDB!Cidade Legal

Vereador Whashington da Saúde, Beto Pereira e o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos em reunião com representante do Estado
Vereador Whashington da Saúde, Beto Pereira e o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos em reunião com representante do Estado
O vereador Beto Pereira (DEM), acompanhado com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjo, participaram do encontro em Taubaté com representantes do setor de habitação do governo, com a finalidade de aumentar o alcance  de regulamentação de imóveis de Lorena, dentro do programa Cidade Legal, do Estado.

A presença dos deputados Rodrigo Garcia e Estevam Galvão no evento foi tida como ponto positivo para garantir um número de famílias alcançadas pelo projeto de regularização de bairros clandestinos em cidades da região como Aparecida, Cachoeira, Cruzeiro e entre outras, Lorena.

Ah! Sem saber muito o que fazer e dizer, o vereador Washington acompanhou o líder do prefeito Fábio Marcondes na oportunidade.

Em Alta
Pindamonhangaba… O planejamento do turismo na cidade, que passa a apostar em uma estratégia regionalizada, com apoio de outros municípios, como Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal e Tremembé. O Plano de Regionalização e Desenvolvimento da Região Turística da Mantiqueira Paulista já é encarado como uma resposta de cidades que querem lutar para alavancar o setor, com ações próprias e bem definidas, enquanto outras ficam à espera de uma mera atenção do Estado e da União.

Em Baixa
Guaratinguetá… A secretaria de Assistência Social de Guaratinguetá, que mesmo após a troca de comando, continua com foco bem aquém do esperado. Enquanto nas ruas, famílias dormem em calçadas e pedintes proliferam, na sede da pasta, a preocupação  do sercretário parece ser a de realizar festas para funcionários com doces, salgados e fotos para as redes sociais. Se não bastasse alocar a Assistência Social em uma mansão (uma controvérsia para a situação na cidade), a pasta continua com areas de celebridade em meio ao turbulento momento que a administração tem pela frente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?