Bastidores da Política

Duas por duas
O prefeito Marcus Soliva buscou lastro na Câmara nesta quinta-feira, para extinguir uma secretaria e uma assessoria e reeditá-las em novo formato. Disseram que a pasta Assuntos Institucionais fica rebaixada a mera assessoria; a novidade da administração é a extinção da assessoria de Indústria e Comércio, que dará lugar à secretaria de Indústria, Comércio e Convênios. Já o Serviços Urbanos foi deletado e seu espólio dividido entre a Codesg e a também criada secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança. Tudo isso sobre o inconformismo do vereador que tem irmão locado de um cargo de confiança na Prefeitura de Guará.

Especulação
Circula entre os andares do Palácio de Vidro (sede do Executivo de Guará) que a passagem de Rodrigo Muassab pelo Planejamento foi mais rápida que se imaginava. Segundo a boca pequena, o sobrinho postiço de Alckmin desocupa a cadeira indo para Indústria e Comércio, possibilitando o retorno de Ubiratan – o Bira, que pertenceu ao governo do Coronelzinho. Perguntam ao Chico Anísio!!!

Presente de aniversário

Guilherme Carvalho
Guilherme Carvalho

O discurso do prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho (PSDB), durante a inauguração do ESF do Vila Esperança na manhã da última quarta-feira, data em que a cidade completou 176 anos, emocionou os presentes e também alfinetou alguns adeptos da “velha política”.

Além de ressaltar a satisfação em entregar uma unidade de saúde no bairro em que teve familiares criados, Carvalho afirmou que ao contrário de quem passou antes dele pela Prefeitura, o seu objetivo é “servir Silveiras” e não “se servir de Silveiras”.

A indireta, quase que direta ao ex-prefeito Edson Mota,  rendeu uma salva de palmas ao tucano.

Opostos
Perguntaram na Praça de Silveiras, no último domingo, sobre a diferença das festas tradicionais da cidade, que no passado eram promovidas por Edson Mota em relação às de hoje, realizadas pelo prefeito Guilherme Carvalho. A resposta foi simples e objetiva, já que o público é o mesmo como também as atrações: “o custo final de cada uma delas; com a moralidade implantada pelo regime de Guilherme, cada uma delas custam menos da metade do que se pagava anteriormente”!

“Não tenho nada…
com isso”!!! Por incrível que pareça, esta foi a resposta de um vereador a um eleitor, diante de um pedido de explicação sobre o valor exorbitante do IPTU de Canas. Segundo  boataria, o vereador em questão é um privilegiado com uma academia ao ar livre, quase que exclusiva. Perguntem ao Mira, colega de Câmara do Nando, que por sinal também votou no aumento…

Gato seco
Agora que a chapa esquentou em Canas com o valor do IPTU, os primeiros a ‘tirarem o… da seringa’ são os vereadores. Disseram que para piorar a situação diante os questionamentos da população com os carnês dos impostos em mãos, um a um vai jogando a culpa no colo do prefeito Lucemir do Amaral. Perguntem ao Gato Seco!!!

Projeto de avaliação
O prefeito Fabio Marcondes conseguiu aprovar um projeto de relevância para os funcionários de carreira da Prefeitura de Lorena.  A partir de agora todos funcionários efetivos terão seus serviços avaliados anualmente, e a cada três anos poderão ser promovidos e recompensados financeiramente. A ideia, segundo a ‘rádio peão’, é beneficiar os que se destacarem nos quesitos atendimento e capacidade técnica, para mudar a marca negativa que a categoria carrega por irrelevância de uma minoria. A dica é fazer tudo certinho…

Entre ‘chuvas e trovoadas…
…na Câmara, o prefeito Isael Domingues avança no atendimento à população de Pinda. Esta semana, embaixo de críticas e falácias de alguns vereadores, seu projeto que estabelece um convênio com a Santa Casa local para criação de um espaço específico para atendimento às gestantes (uma espécie de pronto socorro para as grávidas) foi aprovado. A notícia agradou em demasia os moradores, exceto ‘a turma que nada satisfaz’. Perguntem ao trio 3R’s do Legislativo!!!

Tiro no pé
É voz corrente pelas esquinas de Piquete que a Câmara, ou melhor, alguns vereadores vão dar outro ‘tiro no pé’ ao tentar cassar a prefeita Teca Gouvêa, a exemplo do que ocorreu na legislatura passada, onde nenhum dos parlamentes da época sobreviveu às urnas de 2016 para contar a história aos novos. Em tempo, apenas o Rodrigo Nunes foi reeleito. Perguntem ao Moita…

Uma CEI natimorta
Comenta-se que pelas aparentes dificuldades que o vereador Rominho Eventos (presidente da CEI que busca cassar o mandato da prefeita de Piquete) vem encontrando para orientar o relatório de investigação, os 90 dias regimentais para conclusão e encaminhamento de votação serão poucos. A pergunta que não quer calar: Caso a tal CEI for parar na Justiça, quais serão os argumentos para sucumbir a lista de trabalhos da prefeita que  saneou as finanças da Prefeitura, devolveu a dignidade ao povo, modernizou e ampliou o atendimento nas áreas da saúde, educação e assistência social e, entre outras, uma gama de serviços prestados? Tem gente apostando que esta CEI pode acabar com o advogado da Teca Gouvêa mais uma vez ministrando aula de direito público no plenário da sessão. Alguém arrisca um palpite?!?!

A fila anda
Nem bem definiram a candidatura a deputado do secretário de Cultura de Lorena, Toto de Oliveira Bastos, para começar chegar nos bastidores do gabinete do prefeito nomes e indicações para cobrir a vacância. Parece que até questionamentos sobre a data da desincompatibilização surgiram na mesa do secretário de Governo.

Não convidem para…
…a mesma picanha I o presidente da Câmara de Lorena Valdemilson da Silva – o Tão, e o sucessor na presidência Maurinho Fradique, principalmente se os churrasqueiros forem Elcinho Vieira e o ex-vereador Vaguinho!!!

Não convidem para…
…a mesma picanha II os vereadores Fabrício da Aeronáutica e Marcelinho da Santa Casa, principalmente se o churrasqueiro for o colega João Pita e o assunto, as votações dos projetos do prefeito Marcus Soliva de Guará!!!

Caso de polícia
Acertou quem apostou que o concurso que deveria ser público, promovido pela Prefeitura de Cachoeira Paulista, se transformaria em caso de polícia. Circulou pelas esquinas mais politizadas da Terra do Monsenhor que a Polícia Federal teria intimando o prefeito Edson Nota a prestar esclarecimentos.

Falta de identidade
É voz corrente entre os bem informados de Pinda que a falta alinhamento político da maioria dos vereadores (governistas disfarçados de oposicionistas e opostos com discursos controversos), tem aberto o espaço para várias manifestações na Câmara. A prova disso foi o episódio da pizza levada e servida no plenário durante uma sessão dias atrás, seguida de um bolo de aniversário na semana seguinte, num protesto bem humorado contra a lentidão da conclusão de três CEI’s que foram instauradas há um ano e seguem sem conclusão. Perguntem ao Julielton Modesto!!!

De papel passado

Soliva, Alckmin, Celão e Bertaiole; Estado repassa prédios a Guará
Soliva, Alckmin, Celão e Bertaiole; Estado repassa prédios a Guará

‘Vários públicos’ se reuniram na Praça Conselheiro Rodrigues Alves na última quarta-feira, na visita do governador Geraldo Alckmin em Guará.

De deputados, prefeitos e vereadores de várias cidades, à população, que aplaudiu e comemorou com os moradores do bairro São Sebastião que receberam título de propriedade de seus imóveis pelo Cidade Legal.

Não faltaram também oportunistas e até ‘grevistas’, que inconformados com o choque de gestão que o prefeito Marcus Soliva precisou aplicar na Prefeitura para moralizar a administração pública, tentaram constranger não somente a imagem do chefe do Executivo, mas até a classe política como um todo.

A boa notícia é que o governador entregou o decreto concedendo os prédios da Delegacia de Polícia à Prefeitura – para dar lugar ao novo Pronto Socorro – e o da Delegacia de Ensino para novo endereço da Câmara Municipal.

Em Alta
Região… O prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho, que tem nadado contra à maré para melhorar as condições do atendimento público. Na semana em que o município completou 176 anos, ele conseguiu entregar um novo posto do ESF (Estratégia Saúde da Família) no bairro Vila Esperança e colocar em prática o trabalho de trocas de lâmpadas e ampliação da iluminação pública. Para quem encontrou a terra arrasada, Carvalho tem surpreendido até mesmo as viúva de Edson Nota. E olha que estas são mais do que sedentas pela volta do ex, pelo menos quem não garantiu vaguinha em Cachoeira…

Em Baixa
Pindamonhangaba… A empresa contratada pela Prefeitura para manter o serviço de transporte público na cidade, a Viva Pinda, que registrou um atraso no pagamento de funcionários. Sem receber a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), motoristas e cobradores cruzaram os braços, deixando os passageiros da cidade sem o serviço por cinco horas na última quinta-feira. Na administração municipal, a situação desagradou o prefeito, que parece correr para colocar em prática o processo de licitação para a contratação de uma empresa para o transporte público no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?