Bastidores da Política

Novidade assustadora
O STF decidiu nesta semana que a Lei da Ficha Limpa deverá retroagir seus efeitos em 10 anos, para enquadrar os processados que se encontram pendurados no Tribunal Superior Eleitoral, aguardando  decisão por força de liminar, enquanto aguardam decisão no exercício do mandato. Se enquadrados como ficha suja, agora perderão o cargo sumariamente. No caso de Executivo, novas eleições; se Legislativo, o suplente assume imediatamente. A decisão coloca em xeque prefeitos da região e também vereadores. Ah! Disseram que a notícia movimentou o gabinete do prefeito Edson Mota, de Cachoeira Paulista!

Mensagem cifrada
É voz corrente e apostas pelas esquinas de Guará que o ‘bom relacionamento’ da dupla política com poder de mando no pedaço deve durar somente até as aberturas das urnas do ano que vem…

Recíproca verdadeira
A provável candidatura a deputado federal do ex-prefeito de São José, Carlinhos de Almeida, busca base de apoio em Guará por conta de antigos parceiros e, em Lorena pelo fato do político ter vinculo e histórico familiar com a cidade. A dúvida do mercado político é se Carlinhos muda de partido ou arrisca seguir sua vida pública com o timbre do PT. Perguntem ao Vantuir Farias!

Não convidem para…
…a mesma picanha Os vereadores que supostamente tenham vinculo de parentesco com o funcionalismo da Prefeitura de Guará, e o profissional liberal das feiras livres, Guilherme Braga, principalmente se o assunto for denúncia de nepotismo!

O que muitos querem saber
Qual o ‘BO’ que está para surgir no plenário do Legislativo de Pinda, que deverá colocar o protagonista principal das denúncias contra a administração Isael Domingues em xeque? Ou melhor, na condição de investigado? Seria o ‘feitiço’ virando contra o ‘feiticeiro’ ou são as verdades secretas do vereador que planeja ser prefeito?

Procura-se um nome
Parece que é consenso entre os cientistas políticos de Pinda que a oposição praticamente perdeu o prazo de se voltar em torno de um nome que reúna condições de encarar os governistas em 2020. Seja num eventual processo de reeleição ou quem sabe sucessão, já que por hora, o Congresso Nacional ainda não fechou questão sobre o impedimento da disputa para um segundo mandato consecutivo. Disseram que proclamação precipitada do vereador Rafael Goffi como prefeiturável, acabou espalhando a roda. Falaram ainda que depois da declaração de candidatura de Goffi, até o Torino do Senai andou consultado o TRE, para checar sua saúde eleitoral…

Cedo para comemorar
Assunto principal entre os bem informados de Pinda esta semana, em especial os que ‘torcem contra’, foi a determinação do Ministério Público proibindo a terceirização do Laboratório Municipal de Análises. Segundo os mais cautelosos, cedo demais para comemorar, já que coube ao jurídico da Prefeitura a prerrogativa de apresentar as ‘contrarrazões’!

Buscando melhorar o que… 

Isael Domingues
Isael Domingues

ja está bom Diante da polêmica da terceirização do Laboratório Municipal de Pinda, o prefeito Isael Domingues ‘deu um calmante’ a gregos e troianos e usuários da saúde pública, ao declarar que sua ideia é melhorar o que possivelmente já esteja bom, na visão de muitos.

De acordo com os mais próximos, Isael entende que contratados em regime terceirizado, na maioria das vezes em determinados setores, apresentam melhores resultados do que os concursados, que leva a fama pejorativa de ‘funcionários públicos’.

Para um bom entendedor, sinônimo de lentidão e indiferença.

A arte da guerra

Thales Gabriel
Thales Gabriel

A classe pensante de Cruzeiro acredita que o prefeito Thales Gabriel, está correndo a frente dos acontecimentos. Na opinião de muitos, isto é o que justifica a ampla aliança que ele esta formando com várias lideranças da política local, provavelmente para conter os efeitos de uma eventual rebelião na Câmara.

Segundo a profecia ouvida pelas esquinas da cidade, a suposta ‘harmonia’ entre os vereadores “tem prazo de validade”, basta desagradarem o ‘reizinho’ da Casa mais uma vez e pronto, a explosão deverá ‘respingar’ até na administração pública.

E por falar em Cruzeiro…

…há expectativas de que política local deverá torna-se uma ‘torre de Babel’ após as eleições de 2018, onde os atuais detentores de mandatos vão despertar para o risco eminente que correm de ficar órfãos para 2020, com o final das coligações partidárias, devidamente aprovada pelo Congresso. Assim sendo, fato como o ocorrido em outubro passado, quando o eleito vereador Paulo Vieira (PR) arrastou os menos votados para o mandato, nunca mais. Perguntem ao Marciano que ainda reclama ter perdido a vaga para o Chinho (PR) que garantiu mandato com apenas 268 votos!
Firme no propósito
Ficou público e notório que o prefeito de Cachoeira Paulista, Edson Mota (PR), empurrou os vereadores subservientes de sua base ‘num abismo’, ao levá-los a discussão do projeto, que tentava (ou tenta) criar o serviço autônomo de água e esgoto na cidade. O mercado político identificou como um suposto ‘blefe’ para substituir a Sabesp, que opera há 40 anos no município. Após observar as manifestações da população contra a Câmara, a ‘surpresa’: Mota negocia a renovação do contrato com a Sabesp com dividendos e investimentos da Companhia na cidade, enquanto o Legislativo amargou o desgaste com a população. Perguntem ao filhinho da mamãe!
O bonde do Mota
Corre na boca pequena de Cachoeira que a indignação de vários eleitores que apostaram suas fichas no prefeito, votaram realmente em Edson Mota, mas não esperavam ganhar de ‘brinde’ um ‘pelotão’ de comissionados de sua cidade de origem ocupando os melhores cargos da Prefeitura. Numa conta rápida, são dezesseis vagas estratégicas, acrescidas de altos salários ocupados, em sua maioria, por licenciados da administração pública de Silveiras. Sem contar o Vaguinho, que dipen$a comentários…
Noves fora!
Os mais experientes de política em Lorena admitem a conta dos “noves fora” ao vereador Waldemilson da Silva, popular Tão do Vaguinho, que ocupa o cargo figurativo da presidência da Câmara. A alegoria do titulo é séria; se são nove vereadores que comandam o Legislativo hoje, quem vai receber a fatura no pós biênio é apenas um. Ou seja: “noves fora”, sobra um. Adivinha? O Tão!
Rádio peão 

Fábio Marcondes
Fábio Marcondes

Circulou pela ‘boca dos obesos’ aos ouvidos mais aguçados de Lorena, que os vereadores da conspiração planejam um novo ataque contra o prefeito Fábio Marcondes.

Como é notório a muitos que o novo parâmetro das discussões na Câmara não tem sido o regimento interno e nem a Lei Orgânica do Município, mas sim a invenção “plenário soberano”, qualquer definição até de um pedido de afastamento do prefeito vai ter de ser definido na Justiça.

Em Alta

A população de Cachoeira Paulista, que se manifestou de todas as formas contra a iniciativa do prefeito de criar uma serviço autônomo de água e esgoto, como manobra para expulsar a Sabesp da cidade. O movimento foi eficaz ao ponto de levar o Executivo a renovar o contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. Fica agora a incógnita sobre o projeto que continua em tramitação na Câmara Municipal, que pese o contrato com a empresa, que opera no município ha cerca de 40 anos, tenha sido renovado.

Em Baixa
Guaratinguetá urgente: Ao ex-prefeito Francisco Carlos, que por intermédio da Secretaria de Saúde de seu período, deixou a desejar em todos setores de atendimento e que repercute negativamente até os dias atuais. Esta semana foi denunciado na Nova TV Vale uma quantidade de medicamentos com data de validade vencida em setembro de 2016. Cerca de quatro baldes com capacidade de 50 litros cada, foram encontrados pela atual gestão, que espera apontamento do Ministério Público para poder descartar. O fato chocou a população.

Visita palaciana

 

Empresário Renato Marton, secretário da Casa Civil Samuel Moreira, vereador Fábio Matos, Mário Sá e Pedro Alkimim da Aldeia de Vida de Lorena, durante encontro no Palácio
Empresário Renato Marton, secretário da Casa Civil Samuel Moreira, vereador Fábio Matos, Mário Sá e Pedro Alkimim da Aldeia de Vida de Lorena, durante encontro no Palácio
O secretário da Casa Civil, Samuel Moreira interrompeu sua agenda na manhã da última sexta-feira para receber o vereador Fábio Matos, com o empresário Renato Marton, acompanhados por Pedro Alkmim, diretor da Aldeia de Vida – entidade que presta atendimento à jovens em Lorena.

Eles trataram sobre vários assuntos, além da liberação de uma emenda especial para a entidade representada por Pedro. Samuel Moreira recebeu a reivindicação de Fábio Matos para liberação de um micro-ônibus para o esporte, e falou sobre a estação elevatória para o bairro do Aterrado.

Na hora do cafezinho, como sempre, ocorreu uma troca de informações políticas, seguida de declarações de candidaturas futuras, bem como a promessa de troca de apoio: 2018 por 2020.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?