Bastidores da Política

Padrão ‘vip’

Alexandre Dias
Alexandre Dias

Rola pelas esquinas de Guará, que o secretário de Assistência Social, Alexandre Dias, pra não perder ponto para o prefeito Marcus Soliva, que mudou a sede administrativa da Prefeitura para o ‘palácio de vidro’ na Chácara Selles, alugou uma mansão na Praça São Benedito para abrigar sua secretaria.

Segundo a especulação política, um verdadeiro contraste com o perfil dos assistidos pela repartição. Sobre o preço do aluguel e o que daria para fazer em termos de assistência com um valor como este, apenas os mais atrevidos fizeram as contas. Perguntem ao irmão do vereador!

Enigma
Em ritmo de troca de comando no Saeg, a bancada peemedebista da Câmara de Guará está buscando aliança com os dois vereadores ‘flutuantes’ no plenário, somando com um terceiro para forçar a barra com o prefeito Marcus Soliva, na indicação do próximo diretor da Autarquia. Disseram que o ‘retorno’ deste apadrinhado na função, seria soma garantida numa candidatura contrária em 2020. Como diz os experientes: “não custa tentar, mas querer não é poder…”!

Delirando

Samuel de Melo
Samuel de Melo

Comenta-se pelos corredores da Câmara de Lorena que o vereador Samuel de Melo anda mais perdido que cachorro quando cai do caminhão de mudança, depois que ‘perdeu’ o endereço do gabinete do prefeito.

 Na última sessão, teve que se acomodar ‘a sombra do eucalipto’ (aquele que destruiu a carreira política de 15 vereadores no passado) e pegar carona no discurso crítico do ‘Tanga Frouxa’, já que foi deletado da bancada governista e aparentemente tem sido ‘evitado’ pelos vereadores do ‘centrão’.
Ministério Público
Tão - ta frouxo
Tão – ta frouxo

Ninguém entendeu a alegria do presidente da Câmara de Lorena esta semana, em exibir uma notificação do Ministério Público contra o projeto de criação de 15 cargos para completar a assessoria dos gabinetes. Talvez sua euforia seja porque a notificação pode impedir as contratações, significando sobra de recursos para investir em outras áreas de seu interesse.

Disseram que ele não ponderou, que no acerto da antecipação da eleição da próxima presidência, virou lei na Casa três assessores por gabinete, e se não pode contratar, vereador privilegiado que tiver mais de três, vai ter que dividir, começando por ele que tem mais de 15 ‘coçando e passando pomada’ o tempo todo…
Ah! Sobre a denúncia no MP, falaram que foi ‘encomendada’ por alguém bem próximo dele…
Quem compara vota!
O mercado político de Lorena já está impulsionando alguns prefeituráveis, em antecipação ao pleito eleitoral de 2020. Esta semana viralizou pelo WhatsApp dos bem informados a mensagem “quem compara vota”, relacionando nomes a fatos e realizações. Exemplo: Marietta Bartelega – escola do Sesi e assistência social; Renato Marton – Protemed e reestruturação do Clube Comercial; João Bosco Romeiro – planejamento e estratégia; Sylvinho Ballerini – a antiga Faenquil e simpatia; Luiz Fernando de Almeida – administração e trabalho; Galão Aquino – boa conversa e articulação e, fechando os postulantes,  Elcinho Vieira Jr – cassação de prefeito e maledicência política. E tem mais adjetivos para somar ao portfólio dos prováveis pré-candidatos!

Rádio peão
Rola entre os bem informados de Cachoeira Paulista que o prefeito Edson Nota está alinhando seus apadrinhados na Câmara local para impulsionar um possível rompimento de contrato com a Sabesp. Na conexão política com seu ‘clã’ de Lorena, o mesmo tom crítico foi contabilizado entre os vereadores na sessão desta semana.

Roleta da sorte na…
…Capital Mariana da Fé – Enquanto o prefeito Ernaldo Cesar Marcondes trabalha para alavancar sua administração, seus adversários esquentam seus nomes na ‘passarela eleitoral’ de 2020 em ‘dois toques’: Celso Alves articula candidatura a deputado e Jeffercy Chad tornando-se assunto nas rodas políticas, como representante do padrinho Zé Louquinho na sucessão de Aparecida.

Contra o poder econômico
Com mais de 100 dias de antecedência, a Câmara de Cachoeira Paulista escolheu esta semana os membros da futura mesa administrativa, que conduzirá o Legislativo em 2018. Lutando contra o ‘poder econômico’, ou seja, o direcionamento do gabinete do prefeito Edson Nota, o vereador Thales Satim teve apenas dois votos em detrimento dos dez que elegeram o Nenê do São João, que vai ter Tião do Marli como vice, Dimas Barbosa como primeiro secretário e Mariza Hummel na segunda secretaria.Ausência – Enquanto Agenor Todico segurou as pontas ao lado do colega Thales, a vereadora Dada Diogo preferiu ausentar-se do cenário da votação, segundo a boataria, para não se indispor com a maioria, muito menos com a minoria. Perguntem ao ‘Bonitinho, mas ordinário’!

Saída estratégica
Por pouco o vereador Fabrício da Aeronáutica não entrou na lista de ‘candidatos a Judas’ para o próximo sábado da aleluia. Tudo porque ele tentava propor um projeto de lei obrigando todos os estabelecimentos de Guaratinguetá a criar uma ‘Brigada de Incêndio’ particular. Felizmente a ofensiva dos governistas em respeito ao ‘bolso dos contribuintes’, fez com que Fabrício retirasse o projeto antes de ser rejeitado na votação.

Arregaçando as mangas
Com a ameaça da abertura da quarta CEI na Câmara de Pinda, restou ao vice-prefeito Ricardo Piorino entrar em ação nos bastidores do legislativo, esta semana, para evitar mais um desgaste na administração Isael Domingues. Havia fortes indícios que a investigação do SAMUP – versão local do sistema de transporte de pacientes – seria proposta, mas disseram que a presença de vice foi preponderante para ‘jogar água no chopp’ dos vereadores, ao ponto do Roderley Miotto declarar que mais um CEI iria dar muito trabalho…

Dispersão

Quem apostava na sincronia dos vereadores Rafael Goff, Ronaldo Pipas, Renato Cebola e Roderley Miotto como o quarteto da fiscalização da Câmara de Pindamonhangaba, já está mudando o palpite. De acordo com os cientistas da política local, pela atuação de dois deles, é notório que os quatro erres dispersaram. Perguntem ao Tótaro!

Verdades secretas

Corre na boca pequena da Câmara de Lorena que o mandado de presidente do Tão do Vaguinho pode terminar antes do esperado. Ventos de alguns gabinetes da Casa Arnolfo Azevedo deram conta que membros do mesmo grupo que o elegeu, mesclaram com governistas em consenso para por um ponto final em sua presidência. Talvez seja por isso que numa reação bipolar, o ‘homem’ surtou esta semana ao ponto de registrar boletim de ocorrência contra um dos funcionários da Casa. Perguntem ao Alemão!

Dez milhões em ação
Não é de hoje que o SAAE de Cruzeiro é chamado nas rodas políticas da cidade de ‘a galinha de ovos de outro’, provavelmente por ter um caixa que, seja qual for o prefeito de plantão, se ‘procurar’ acha. Após o período Ana Karin, que quase ‘matou a galinha’, a autarquia já deu sinal de recuperação sob o comando de Manoel Amorim, vigiado evidentemente pelo prefeito Thales Gabriel. Segundo a boca pequena, a administração já conta com cerca de R$ 10 milhões em caixa, o suficiente para iniciar um processo de modernização do sistema.

Quem não sabe rezar…
…xinga o santo – fazendo jus a linguagem coloquial, o vereador Dominguinhos, do município de Lavrinhas, deverá receber um repúdio justamente por tentar defender seu prefeito, Dr. Sérgio Ruggeri (PTB), em vias de responder uma CEI na Câmara. Dominguinhos, no calor de seu discurso, teria pronunciado que a vizinha cidade de Cruzeiro é um ‘lixo’. Sua tentativa era relembrar quando os vereadores cruzeirenses iniciaram uma sequência de CEI’s e pedidos de afastamento de Ana Karin, mas ao dar o tiro, acertou o próprio pé.

Não convidem para…

…a mesma picanha o presidente da Câmara de Guará, Celão e o ex-vereador de muito tempo Moura Brasil, principalmente se o churrasqueiro for ‘aquele’ persono do gabinete peemedebista!!!Em Baixa
O Câmara de Lorena, que não tem conseguido o resultado esperado com o discurso de ódio imposto pela bancada de oposição. Rejeitados por 52% dos entrevistados em pesquisa Unisal/Rede Aparecida, os vereadores devem passar o final de semana matutando até onde vale a pena seguir a linha traçada pelo eucalipto, que não deixa nada criar vida ao seu lado. E tem ainda quem insista, tão, tão, mas tão inexpressivo que o povo não aguenta mais…

Em Alta
O governo do prefeito Fábio Marcondes, que enquanto caleja o lombo para aguentar a tropa do escracho na Câmara/internet, consegue mostrar que tem feito o que o povo esperava para a cidade. Aprovado por 71,4% nos ouvintes, ele já aponta que o índice não deve servir de muleta para os próximos três anos e meio de mandato. No discurso do tucano, o que ainda não está bom, tem que melhorar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?