Bastidores da Política

Elcinho BastidoresO que muitos querem saber
O que rolou por ‘detrás das cortinas’ em 2006, para que o então secretário de ‘justiça’ do governo Paulo Neme, hoje vereador Elcio Vieira Júnior, acrescentasse por conta própria um artigo na Lei Federal 116 (que regulamenta a cobrança de ISSQN), isentando a Unimed de Lorena em mais de 50% seus impostos no município?
A favor da minoria rica
A ‘guerra’ contra a sonegação fiscal  e a farra da impunidade em Lorena, encarnada e levada a sério pela administração Fábio Marcondes, teve mais um desfecho esta semana na Câmara. Em discussão, o projeto de Lei do Executivo que busca equiparar a cobrança de ISS das cooperativas. O projeto foi frontalmente rejeitado pelos vereadores de oposição, aparentemente para proteger a Unimed, que desde 2006 segue na zona de conforto recolhendo apenas 2% em detrimento dos outros planos do gênero, que atuam na cidade tributadas em 5%.
Vira ‘casaca’
Ainda sobre a manobra da oposição, ‘orquestrada’ por Elcio Vieira Júnior para barrar o projeto que ‘respinga’ na Unimed – Lorena, o Executivo só perdeu neste primeiro momento por obra e graça do vereador Samuel de Melo – hora cá, hora lá – oscilou mais uma vez levando a votação ao empate – 8 a 8. Com a ‘bola nos pés’ do presidente Tão do Vaguinho para o desempate, ele, que havia se comprometido através de seu irmão em votar a favor prefeito, chutou pra fora. Disseram que a ‘tanga afrouxou’ mais uma vez devido a pressão Vieira Junior…
PazziniSob nova direção
Pelo andar da carruagem a cúpula tucana de Guará projeta agitar o mercado eleitoral nas próximas eleições. Disseram que o start para esta agitação está acontecendo na convenção deste sábado, com a escolha de Marcelo Pazzini para presidente do PSDB local e as filiações de Toninho Malvadeza e Ricardo Freire na sigla. Na última terça, Pazzini aproveitou a visita do deputado Vaz de Lima pela região para uma consulta sobre o posicionamento do tucanato no ano que vem. E como vem…
Liberdade vigiada
O Tribunal de Justiça aliviou a vida da ex-secretária da Família, Bem-Estar Social e Mulher de Aparecida, Isabel Cristina Oliveira César dos Santos com o habeas corpus. Ela, sua irmã, Solange de Oliveira César e a ex-presidente de uma entidade social, Cláudia Cristina Mantovani, estavam presas desde o início de agosto, acusadas de usar recursos públicos para benefício próprio. O fato é que o trio compõe um elenco significativo de pessoas ligadas ao ex-prefeito Márcio Siqueira, nas mesmas condições. No último dia 15, a ex-secretária de Educação, Maria Nazaré de Castro, foi indiciada por fraude em ‘concurso público’ ocorrido no ano de 2009, com desdobramento da Polícia Civil para o Ministério Público. Deve vir mais ‘cadeia’ pela frente…Romeiro EderSob nova direção II

Com aval e homologação direta do vice-governador do Estado, Marcio França, o engenheiro João Bosco Romeiro passa ser o novo comandante do PSB de Lorena. A aliança, que implica apoio  à futura candidatura de França ao governo, prevê além da aproximação de Romeiro no Palácio, a partir do próximo ano, também o investimento do partido em Lorena, na temporada de caça aos votos de 2020.
Na foto: entre a liderança do PSB – Prof. Joffre Neto, prefeito Marcus Soliva, vereador João Pita e vice-governador Márcio França, Romeiro tem sua ficha abonada.
Ajuda, mas não resolve
A movimentação de pessoas em busca da ‘casa própria’quebrou a monotonia de Canas esta semana. As inscrições para sorteio de 48 moradias pelo CDHU mostrou uma realidade subliminar da cidade, um acentuado déficit habitacional, que deverá levar o prefeito Lucemir do Amaral a buscar mais investimentos para o setor junto aos governos. Pelo menos isso é o que muitos esperam, já que sua administração está abaixo da expectativa popular em termos de realizações.
Regis GuaraAutógrafos e homologações
Entre aos lances da agenda que o vice-governador Marcio França cumpriu em Guará nesta terça e quarta-feira, o diferencial da programação foi a solenidade que lhe concedeu título de cidadão honorário. Aliás, mais precisamente a recepção oferecida pelo prefeito Marcus Soliva, logo após, em que França ‘gastou’ tinta de caneta para homologar as novas filiações de lideranças ilustres ao PSB. Destaque para oficialização do vice-prefeito Regis Yasumura (pré-candidato a deputado) e do engenheiro João Bosco Romeiro avalizado por vários padrinhos da política estadual.

Cenas dos próximos…

…capítulos – A especulação política de Pinda espera pelo desdobramento do ‘barraco’ entre a chefe do Laboratório Municipal, Shirley de Abreu, e a secretária de Saúde, Valéria Santos. Pelo que se ouve nos corredores da municipalidade, embora já afastada por motivos de investigação, Shirley demonstrou voz de comando ao impedir a devolução dos equipamentos alugados do Laboratório. Se a secretária não ‘aumentasse’ o tom da conversa, perderia a ‘queda de braços’ em questão.
O equilibrista
Rola pelas esquinas de Pinda que o vice-prefeito Ricardo Piorino, atento a sua provável candidatura a deputado, tem feito o possível e o impossível para  manter-se afastado do ‘festival’ de problemas que norteiam a administração de Isael Domingues. Tarefa aparentemente fácil se ele não fosse secretário de Governo…
Recorde
E como de praxe, a Câmara de Pinda, ou melhor, os ‘quatro cavaleiros do Apocalipse’, como estão sendo chamados os vereadores de oposição, estudam a abertura de mais uma CEI nesta semana, desta vez, segundo ventos dos corredores do Legislativo, para investigar o recém-criado SAMUP. Se confirmada, esta será a quarta CEI instaurada contra o governo de Isael Domingues. Perguntem ao vereador que, de acordo com a boataria, conserva em estoque uma quantidade de assinaturas dos colegas para propor quantas CEI’s julgar ‘necessárias’‼!
Acordo de comadres
É voz corrente, pelos balcões de Cachoeira, que na próxima semana os vereadores se reúnem com o propósito que ‘eleger a futura presidência da Câmara. Breno Anaya, encerra seu ciclo de presidente em 113 dias sem nenhuma relevância administrativa, a não ser o risco do futuro, digo, do Tribunal de Contas, cobrá-lo, por suas concessões em ‘alguns’ processos licitatórios e as ‘mazelas do prefeito Edson Mota. Perguntem ao Agenor do Todico‼!
Não convidem para…
…a mesma picanha – o prefeito Fábio Marcondes e o presidente Tanga ‘Frouxa’, principalmente se o churrasqueiro for aquele ‘pedageiro’ do circuito Lorena-Cachoeira!!!

Política da integração

Em momento de ‘costura política’ sobre eleições e trabalhos: Eder Billota, Frango, Marcio Almeida, Vaz de Lima, João Pita, Celão, Bruninho, Zé Maria, Cap Elton e Renato Marton
“Costura política” sobre eleições e trabalhos: Eder Billota, Frango, Marcio Almeida, Vaz de Lima, João Pita, Celão, Bruninho, Zé Maria, Cap Elton e Renato Marton

A redação do Atos esteve movimentada na última terça-feira com a visita do deputado Vaz de Lima. Diversas lideranças compareceram para cumprimentá-lo em razão de sua vasta folha de serviços prestados em toda a região. Lorena, juntamente com as cidades de Bananal, Piquete, Guaratinguetá, e Roseira estiveram no roteiro da visita do deputado. Sua passagem pelo Atos, como sempre, foi o espaço onde ocorreram a maior parte dos atendimentos, oportunidade em que assuntos relacionados as novas diretrizes e tendências eleitorais foram abordadas. Vaz acolheu diversas reivindicações de vereadores e prefeitos e pré agendou uma nova visita ainda neste semestre, com a presença de Samuel Moreira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?