Bastidores da Política

Juntos ou separados?

Marcus Soliva e Regis Yasumura
Marcus Soliva e Regis Yasumura
Ainda sobre a possibilidade da eleição de 2018 influenciar o pleito municipal de Guará em 2020, analistas da política local acreditam que o desempenho de Regis Yasumura numa eventual candidatura a deputado será ‘faca de dois gumes’ para o prefeito Marcus Soliva, independente do resultado. De acordo com os ‘cientistas’ da política local, caso o religioso seja bem votado, sua ‘importância’ não caberá mais em seu atual cargo; na eventualidade de uma baixa votação, com certeza, alguém vai levar a culpa, porque muitos vão ‘pilhar’, principalmente aquela dupla de vereadores que planejam dar um ‘sambarilove’ no trio João Pita, Celão e Marcio Almeida. Neste caso, a especulação política aposta que a culpa cairá mesmo no ‘colo’ do prefeito Marcus Soliva. Perguntem ao Malvadeza!!!A pergunta que não……quer calar: Qual partido político que não terá representantes na cadeia do juiz Sérgio Moro???

Relações perigosas

Breno Anaya
Breno Anaya

Corre na boca-pequena de Cachoeira Paulista que o presidente da Câmara, Breno Anaya, provavelmente pode ter colocado a ‘mão numa cumbuca’. Parece que sua façanha de contratar uma ‘agência’ de publicidade vai acabar que ação de improbidade administrativa na Justiça e representação no Tribunal de Contas. Perguntem ao Juliano Satim Vieira!


Carga pesada

O prefeito Lucemir do Amaral, diferentemente do que se propôs no período eleitoral, decretou mais um tributo à população de Canas, com apoio e aprovação da Câmara. A partir dos próximos meses, todo chefe de família vai ter que pagar uma taxa de R$ 6,00 – agregada a conta de luz, conhecida como CIP – Contribuição de Iluminação Pública.
Dança dos partidos
De olho na futura ‘janela partidária’, políticos de várias cores e tendências de Guaratinguetá começam a se manifestar por partidos alheios. Regis Yasumura, de caso pensado com o PSB, após ter sido eleito vice-prefeito pelo PTB; Pedro Sannini demonstra grande interesse pelo PV, que até a última eleição esteve com Orville Teixeira na presidência, mesmo tendo concorrido a eleição pelo PROS. O que ninguém soube informar, se comentários que o vereador Décio Pereira pretende desligar-se do PMDB em função de uma futura e bem distante candidatura a prefeito, é conversa de esquina ou realidade.
A lei da oferta
É voz corrente entre a periferia política de Guará que as lideranças partidárias não devem deixar o vice-prefeito Regis Yasumura desfilar sozinho na passarela eleitoral do ano que vem. Pela lista de supostos candidatos a deputado estadual recitada nos cafezinhos da cidade, nomes como Marcelo da Santa Casa, Ney Carteiro, Ernesto Quissak e João Carlos aparecem em evidência. Sem contar Marcelo Ortiz que mais uma vez vai tentar seu retorno a Brasília.
Trampolim

Marcos Evangelista e Marcelo Santa Casa
Marcos Evangelista e Marcelo Santa Casa

Pelo jeito não é apenas a especulação política (a turma da praça) de Guará que enxerga eleição para deputado como trampolim para candidatura a prefeito. Esta semana rendeu até apostas nas rodas que da atual Câmara, poderá sair um candidato a estadual no ano que vem, provavelmente para esquentar o nome para as próximas municipais. Apostam também em dois vereadores desta legislatura como prováveis candidatos à vice em 2020. Nomes como Marcelo da Santa Casa, Marcos Evangelista, Pedro Sannini e Celão têm sido os mais comentados. Sobre a possibilidade de Décio Pereira pegar pilha para prefeito, somente ele próprio andou comentando.

 Seis por meia dúzia
Não são apenas projetos e requerimentos que alimentam os comentários no andar de baixo da Câmara de Guará – leia-se balcão do café. É voz corrente que a assessoria do vereador Nei Carteiro vai mesmo ser alterada: sai Pimentel, entra Moura Brasil. Com isto, eleva-se para quatro ex-vereadores agregados as assessorias da Casa, Antonio José, Arilson Pereira e Frango.
Três é melhor que um
Na contramão do governo municipal de Pinda, o vereador Ronaldo Pipas, ao que tudo indica, está preferindo fazer coro com os colegas de Câmara Roderley Miotto e Rafael Goffi na oposição declarada, do que se unir aos vereadores que seguem ‘apenas observando’ e que aparentemente estão mais contra que a favor.
Prazo de validade
A Câmara de Pinda fez o ‘dever de casa’ na última terça-feira, ao se reunir em sessão extraordinária para tentar salva a pele, digo, as finanças de várias entidades assistenciais que foram excluídas da primeira partilha de verbas distribuídas pela Prefeitura. Com a nova grafia do projeto do Executivo aprovada pelos vereadores, o respiro econômico das entidades ganham estabilidade, diferentemente da situação da secretária Regina do Bazar, que pode estar com o prazo de validade vencido na administração municipal. Pelo menos este é o ‘zum zum zum’ dos corredores e antessalas do gabinete de Isael Domingues.
Dois por um

Isael Domingues
Isael Domingues

Embora alguns setores da Prefeitura de Pindamonhangaba tenham pontuado situação crítica neste primeiro semestre, em especial a saúde municipal, o fato dos números da violência terem apontado queda nos homicídios, a repercussão da administração Isael Domingues foi positiva junto à população. Numa leitura geral, o prefeito ainda é criticado por conta de sua equipe na base de dois por um, ou seja, para cada dois em ‘cargos de confiança’, um tem endereço postal em outros municípios.

Recaída

Tão do Vaguinho
Tão do Vaguinho

Tem gente que jura ter ouvido pelos corredores da Câmara de Lorena uma ‘cantiga’ do vereador Tão nos ouvidos de alguns colegas, no sentido de voltar a possibilidade da reeleição para presidência. Falaram ainda que tinha até um rascunho do projeto de resolução em mãos para mudar o regimento novamente. Com a palavra o vereador Maurinho Fradique, que pelo jeito, está tomando ‘bolada nas costas’ do ainda presidente!

Cabo de guerra
Se para o primeiro biênio da presidência da Câmara de Lorena os governistas perderam a mesa administrativa, restritos a oito votos, para a próxima eleição, embora ainda faltem 520 dias para seu início, tudo indica que o futuro presidente deva ser escolhido entre eles (a situação). Uma das evidências é que Samuel de Melo (ainda PTB) passou a fazer parte do grupo, e outros dois vereadores, ‘meio que perdidos’ na oposição, já sinalizaram a possibilidade de aderirem também o bloco de apoio ao prefeito. Parece que a meta, é compor todos os cargos da mesa com a ‘prata da casa’. E o Pedrão já se conscientizou disto!!!
Social e governo
Erica Soler
Erica Soler

Com receita orçamentária reduzida e com dívidas herdadas dos governos anteriores que ultrapassam a barreira da normalidade, a prefeita de Potim, Erica Soler (PR), tenta levar seu primeiro ano de mandato como pode, fazendo do social e do governo seu ‘carro-chefe’. O convênio com o CDHU para construção de 192 casas foi o acontecimento ‘mais palpável’ deste semestre, seguido do Programa Cidade Legal, que busca regularizar cerca de 10 bairros da cidade.

Quem procura, acha

Thales Gabriel
Thales Gabriel

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, acompanhado dos secretários Emerson Goulard, do Desenvolvimento, e Rodolfo Scamilla, do Planejamento, saíram em campo esta semana em busca de receita aos cofres público. Disseram que é pensamento do prefeito mudar o visual do galpão da Quality Steel, hoje inacabado e com aparência de abandonado na Rodovia Hamilton Vieira Mendes, perto da Terceira Ponte, ocupando uma área de 110 mil m², incentivando os empresários do grupo Jefer Produtos Siderúrgicos a retomarem os investimentos na cidade. De acordo com o presidente da empresa, Silvio Sanches, a obra será concluída e a produção iniciada logo em seguida.

Filosofia da lógica
Não existe negocio bom com pessoas ruins! Principalmente na política…Em Baixa

O Prefeitura de Cachoeira Paulista, interventora da Santa Casa, que pensa em resolver a crise reinante no hospital, promovendo baile beneficente na cidade. Ao mesmo tempo que busca o resultado da bilheteria do Clube, segue contratando funcionários, aparentemente sem função específica, a exemplo da ex-vereadora Toia da Reciclagem e do próprio sogro do prefeito.Em Alta

A Prefeitura de Lorena, que celebrou parceria com Clube Comercial para realização do XII Aberto de Tênis. Esta semana o prefeito Fábio Marcondes recebeu o presidente do Clube Renato Marton em seu gabinete para assinatura do convênio aparado no projeto do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto não Profissional), que prevê incentivos fiscais.
Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Bastidores da Política

  • 31 de julho de 2017 em 21:11
    Permalink

    Tacha com CH… Salve a faculdade de jornalismo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?