Bastidores da Política

O grito dos excluídos

Parece que a ‘guerra fria’ do governador João Doria contra alguns municípios da região fez novos capítulos na última semana. Depois de retirar dois ônibus que operavam o transporte escolar em Lorena – sem contar o cano em recente verba já empenhada no valor de R$ 1,6 milhão em obra do anel viário central – Doria assina contra Pindamonhangaba, mandando fechar o Instituto Médico Legal da cidade, alegando baixa demanda de serviços. O prefeito Isael Domingues, que já o havia questionado recentemente pela morosidade da inauguração do AME – Taubaté estuda recorrer à Justiça para reverter a decisão do tucano em fechar o IML. Isael criticou a atitude de Doria, que sequer o consultou previamente sobre a desativação da unidade, levantando suspeita de interesse eleitoral já que o PSDB tem candidatura local anunciada.

Sessão da tarde

Elcio Vieira

Boa parte da população de Lorena esteve ligada na sessão de julgamento de um agravo impetrado pelo vereador Elcio Vieira Jr no STF, na última quinta-feira, na tentativa de se livrar de uma condenação por difamação com requinte de escracho contra uma servidora municipal em 2010.

Neste processo, ele já foi condenado em primeira e segunda instâncias a pagar indenização que remonta mais de R$ 200 mil e tem uma de suas propriedades em Caçapava penhorada. Em sua sustentação oral em Brasília, declarou ser o único opositor da cidade, que inclusive cassou o prefeito da época (Dr. Paulo Neme) e que tem sido perseguido.

Após os ministros manifestarem a intenção de manter a condenação, um deles retirou o processo para vistas. Vem novos capítulos pela frente.

Em tempo: ninguém está acreditando que as despesas desta viagem do vereador a Brasília deve ocorrer por conta da Câmara Municipal!!!

Troca de ‘garrafas’

É rotineiro nos bastidores eleitorais a conhecida e apelidada “troca de garrafas”, ou seja, quando se estabelecem acordos entre as partes sobre o que oferecer e o que receber politicamente. Neste sentido, comentaram pelas esquinas da cidade que o ainda vereador Elcinho Vieira, famoso por ter cassado o mandato do Dr. Paulo em Lorena 2011 – após desidratá-lo administrativamente – ofereceu como barganha num destes acertos, sua rejeição. De acordo com a patuleia, sua missão dentro do grupo seria dissimular seu apoio ao adversário. A estratégia seria transferir sua rejeição e má fama pelos processos de improbidade, dano ao erário, difamação e outros que respondem na Justiça, ao concorrente.

Apoio tóxico

É por falar em rejeição, boa parcela dos eleitores de Lorena lamentam a capacidade do prefeiturável Sylvio Ballerini de agregar pessoas e apoiadores políticos em seu entorno no período de campanha. Segundo a turma da praça, em sua maioria, figuras ‘carimbadas’ e manjadas na cidade, que além não representarem nada em termos de votos, acabam tirando muitos dos que possivelmente teria. Parece que somam-se muitas rejeições e má fama para um palanque só. Observam ainda que o candidato é persistente, porque está indo para terceira tentativa a Prefeitura, praticamente com o mesmo time. Perguntem aos obesos & cia!!!

Bem me quer, mal me quer…

O mercado político de Potim joga com um certo conforto da prefeita Erica Soler em sua disputa pela reeleição devido à diversidade de candidatos. Entre os nomes mais comentados como eventuais concorrentes, destaque para Carlinhos Zaga – com o discurso ‘irmão do Benito, João Luiz – tentando descobrir ‘que rei sou eu’ no PSDB, Marcelo Piza – que ensaia mas tem medo de sair na chuva. Ah! Existe expectativa sobre o Zecão da família Angelieri; caso seu nome seja anunciado, a situação da esposa do Mateuzão pode sair da zona de conforto.

Vira casaca

Na versão ‘caminho do ouro’ –- em Potim, o também prefeiturável Emerson Tanaka parece que deixou o PSD de Bertaioli com destino ao MDB do deputado Caruso. De acordo com os fofoqueiros do Raspadão, uma das motivações pode estar ligada ‘no olho gordo’ em cima do fundo partidário. Disseram que ele ‘gostia’ muito…

Cartas na mesa

Apesar de muitos aliados do prefeito Marcus Soliva acharem vexatório seu impasse frente ao PSDB – como se a sigla fosse mais importante aos eleitores que seu trabalho em Guará nos últimos três anos – virou voz corrente no Ponto Chique, esta semana, que os tucanos aguardam a contrapartida de uma secretaria e um cargo de assessor especial na Prefeitura para entregar as chaves do partido.

Pé na jaca

Parece que além dos incentivos de praxe da administração Edson Mota, os vereadores ‘governistas’ estão sob uma influência hipnótica. Na sessão extraordinária dessa semana, não bastou aprovarem mais uma sangria nos cofres públicos de Cachoeira, tiveram que discursar para explicar o inexplicável. O frenético Max atribuiu culpa à Dadá Diogo pelo caos da administração; já o alucinado Breno Anaya insistiu na tese que a criação de três secretarias e mais de 44 cargos não representam custos adicionais ao erário. Depois ficam bravinhos quando falam pelas esquinas que ambos são analfabetos culturais – sabem ler mas não interpretam, conhecem números mas não conseguem fazer contas. Ah! Contar dinheiro, eles sabem…

Rescaldo carnavalesco

O mercado político de Guará prevê para pós Carnaval um desfile de polêmicas na Câmara de Guará. Ao que tudo indica, os projetos relacionados ao Plano de Diretor – leia-se expansão da zona urbana e Plano de Carreira dos Servidores Municipais –, deverão revelar a quanto anda a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo. Façam suas apostas…

Chuvas e falta de sorte

Comenta-se nas mais variadas rodas políticas de Ubatuba que com a temporada de chuvas excessivas que impossibilitam o avanço das prometidas obras de pavimentação, o único setor da Prefeitura de Délcio Sato que funciona a todo vapor é o da tributação. Sem ver a aplicação dos altos valores financiados e com os carnês vencendo mensalmente sem ‘misericórdia’, há quem aposte que o resultado das urnas de 4 de outubro será a resposta da população ‘a quem de direito’. Quem viver verá…

Pressão & renovação

A renovação do quadro de vereadores da Câmara de Pinda foi assunto esta semana, na boca dos numerologistas políticos do Mercadão. Com os nomes de Felipe Cesar, Rafael Goffi e provavelmente Roderley Miotto deixando de concorrer à reeleição para o Legislativo, a especulação faz uma lista de pelo menos cinco ou seis vereadores que dificilmente ‘carimbaram seus passaportes’ para mais um mandato, entre eles o ‘traidor’…

Time que está ganhando…

O vice-prefeito de Pinda, Ricardo Piorino, participou esta semana do Atos no Rádio – Transamérica 102.3, quando falou sobre política partidária e eleição. Prestes a ser batizado no PSL pelo apadrinhamento do senador Major Olímpio – com quem goza de uma antiga amizade, Piorino declarou que está saindo a campo, em sintonia com o prefeito Isael Domingues, para neutralizar os oportunistas, digo, oposicionistas, que neste período alimentam um exército de fake news. Sobre sua continuidade com Isael, ele disse que tem convite para continuar vice validado pelas pesquisas, que demostram sua aprovação ao lado do prefeito.

Em Alta

Pindamonhangaba – A administração Isael Domingues, que conseguir contornar a crise instaurada após o cancelamento do concurso público para retomar o processo, que tem neste domingo sua segunda data de provas. O passo foi mais um para quem se acostumou a caminhos de pedras nos últimos anos na cidade.

Em Baixa

Lorena – O vereador Élcio Vieira, que protagonizou cenas dignas de Oscar no STF, ao se descrever como o “paladino da Justiça” e o “perseguido”, na tentativa de se defender de processo por ofensas à servidora. Para quem não conhece a história, uma lembrança: esse é apenas um processo contra o vereador.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?