Bastidores da Política

 

O último, apague as luzes

Rogério Barbosa

Os comentários nas principais rodas políticas de Guará focaram esta semana a dificuldade que o PR – rebatizado de PL – enfrenta para se manter ativo no cenário eleitoral na Terra do Frei. Pela leitura dos ‘cientistas’ da Praça, não sobraram apoiadores para empurrar o ‘carro alegórico’ nesta eleição, exceto ‘destaques’ como Dr. Rogério Barbosa (ex-vice), o ainda vereador Luizão da Ração e o ex-parlamentar Padre Reginaldo.

Em tese, concluíram que a ‘salvação da lavoura’ para sobrevivência do grupo tem nome: chama-se Marcus Soliva.

Jurisprudência

Frangão

Ninguém imaginava que a demagogia dos vereadores de Cachoeira – em reduzir seus próprios salários ao patamar de um mínimo – viraria ‘jurisprudência’ nas cidades da região para críticas e elogios.

Em Pinda, o postulante ao Legislativo Fernando Frangão está utilizando a iniciativa como plataforma eleitoral para 4 de outubro; já em Guaratinguetá, a especulação política está adotando a tal redução de Cachoeira como moeda de críticas aos atuais vereadores da terra de Frei Galvão, que na contramão dos fatos, aumentaram seus chamados subsídios para mais de R$11 mil.

Em Lorena há suspense, porque tem vereador propondo votação na ‘calada da noite’ para…

Festa de arromba

A festa de aniversário do líder do DEM no estado de São Paulo, vereador na capital Milton Leite, rendeu um desfile de personalidades do Vale do Paraíba no último sábado. Muitos convidados ilustres da região, inclusive o prefeito de Pinda, Isael Domingues, foram apresentados pelo vereador de Lorena, Beto Pereira, que ganhou moral no partido após a tentativa de golpe do ex-vereador Vaguinho da Silva (procurado pelos oficiais de Justiça), em tentar furar o bloqueio de sua representatividade do Partido no pedaço.

Destino partidário

Marietta Bartelega

E por falar em DEM, comenta-se nos bastidores de Lorena que a vice prefeita e candidata à sucessão de Fábio Marcondes, está de ‘malas prontas’ para embarcar na sigla.

Pelo que se ouviu, a legenda do Democratas provavelmente será absorvida Marietta Bartelega, que já prepara sua ‘desfiliação’ do MDB.

Como em política o que é hoje pode não ser amanhã, certeza mesmo desta mudança só após as convenções partidárias.

Base sólida

Com duas candidaturas, ‘e uma ainda incerta’ tomando forma em Pinda, a única certeza é que Rafael Goffi vem para campanha pelo PSDB e pode trazer o MDB e mais dois partidos aliados, enquanto Isael Domingues continua sólido no PL, porém, deve somar legendas com o PSL, DEM, Podemos, PV e mais três ou quatro partidos para dar suporte ao grupo de candidatos à Câmara, afinados com seu palanque da reeleição. Já o prefeiturável Vito Ardito segue indefinido na Justiça e com relação a um partido estratégico para ‘chamar de seu’…

Operação ‘motosserra’

Vito Ardito

Se não bastassem os problemas herdados dos vários mandatos frente à Prefeitura de Pinda, o ex-chefe do Executivo Vito Ardito agora tem de administrar uma denúncia do Ministério Público que pede sua condenação por crime ambiental.

Ventos forenses dão conta que, em 2019, ele liberou uma ‘depenada geral’ numa floresta que estava em seu caminho – em uma de suas propriedades.

O pedido do MP segue os rigores de praxe: liberdade vigiada, restrição para se ausentar da cidade, assinatura de carteirinha e mais…

Ah! Parece que esta bronca também respinga em sua elegibilidade!!!

Somando com a concorrência

O mercado político de Aparecida aguarda a confirmação de uma provável aliança de Celso Alves (PSDB) com seu padrinho Zé Louquinho. Disseram que como parte desse acordo, entraria a indicação do vice, ou da vice, no caso Jeffercy Chad e outras “cositas más”… Quem viver, verá!!!!

Comendo pelas beiradas

Parece que na peregrinação rumo à Prefeitura de Guaratinguetá, o prefeiturável Junior Filppo (PSD) resolveu iniciar onde sua popularidade está mais aflorada, a zona rural. Sabendo do calibre dos concorrentes que tem de encarar nas urnas de outubro, o Coronelzinho dedicou o primeiro momento desta pré-campanha num corpo-a-corpo com os trabalhadores do campo, bem como seus patrões, para depois atacar a periferia da cidade.

Na contramão

Quem passou pelo Comercial de Lorena no último final de semana não precisou de muita atenção para perceber que o Clube já apresenta aspecto de abandono. O agravante não foi a falta de iluminação em locais essenciais, à exemplo da sauna, a precariedade dos vestiário e entre outros, a desatenção de alguns funcionários – exceto os da portaria na base do cara crachá. Preocupante foi ouvir que agora o regimento do Clube permite compras diretas sem tomadas de preços, quer dizer, sem pelo menos três orçamentos. Com a palavra o Conselho Fiscal!!!

De olho no vizinho

Parece que ‘supremacia’ Thales Gabriel na política de Cruzeiro levou o olhar do empresário e ex-vereador Beto do Renato a pensar numa eventual candidatura à Prefeitura, mas na vizinha cidade de Lavrinhas. Ao que tudo indica, Beto pode ter o apoio do ex-prefeito Zé Luiz, inclusive com a ex-primeira-dama de vice. Ironizaram se tratar do grupo dos ‘ex’….

Consenso

A oposição de Cruzeiro não descarta a possibilidade de um ‘pacotão’ – grupo formado com os que sobraram contra, para lançar uma candidatura majoritária. Parece que numa reunião ocorrida esta semana no Chaparral para escolha de quem se candidata a prefeito ou vice, os nomes mais cotados são Juarez Juvêncio, Rafic Zake, Marco Aurélio e além de mais dois ou três… a figura do ex-prefeito Celso Lage.

Contra maré

Cansado de conviver com os transtornos causados pela falta de reparos nas ciclovias de Ubatuba, um grupo de cadeirantes e ciclistas decidiu postar nas redes sociais um vídeo criticando a lentidão do prefeito Délcio Sato (PSD) em solucionar o problema. As imagens, que ganharam grande repercussão na cidade litorânea, mostram um cadeirante enfrentando dificuldades para se locomover pela ciclovia do Itaguá devido aos diversos buracos e depressões espalhadas pela pista. Para alguns eleitores esclarecidos, caso Sato não coloque em prática as melhorias na mobilidade urbana prometida no Plano Diretor, vai ter dificuldades na ‘mobilidade eleitoral’.

Quem manda no pedaço

Após sentir a temperatura na plataforma eleitoral de Marietta Bartelega, o presidente da Câmara de Lorena, Mauro Fradique, postou nas redes sociais sua declaração de apoio explícito ao candidato Sylvio Ballerini. Pelo que se ouviu por trás das portas, Maurinho seguiu determinação do deputado Márcio Alvino – do PL. Para a especulação política, isso deixou claro que os ‘Irmãos Silva’ e os famosos ‘Inhos’ – direta ou indiretamente, vão zoar o palanque Ballerini mais uma vez…

Adesão

Renato Marton

Enquanto Sylvio Ballerini – não se sabe se rindo ou chorando – recebe a manifestação de apoio de Maurinho Fradique e dos ‘Inhos’, o grupo de Marietta Bartelega contabiliza a adesão de Renato Marton, que abriu mão de sua pré-campanha a prefeito para somar forças com os governistas na campanha a sucessão de Fábio Marcondes em Lorena.

Cola tudo

Rola pelas esquinas de Lorena, que o ex-vereador Mafu, ao que tudo indica, está tentando mais uma vez se libertar do ‘efeito eucalipto’ em sua vida política, apelidado pela especulação de ‘super bonder’ – relou pegou. A prova disso é que ele é um dos que tem buscado abrigo no palanque de Marietta, com distância segura do ímprobo. Adivinhem!!!

De olho no calendário – Faltam 238 dias para a eleição, apenas 326 para a faxina geral nas Câmaras e substituição dos prefeitos, com exceção aos que forem reeleitos.

Em Alta

Lorena – O secretário de Segurança Pública, Major Carlos Lescura, que após comemorar um ano de bons resultados no combate à criminalidade, com redução dos principais indicadores, vê seu nome ganhar força em meio aos eleitores que esperam por qualificação no cenário político da cidade. Mas após frisar no Atos no Rádio e nas redes sociais que não seria mais prefeiturável, com a “ressuscitação” de Marietta Bartelega, Lescura virou aposta (ou prece) para uma possível dobradinha com a atual vice de Marcondes. Será?

Em Baixa

Ubatuba – O prefeito Délcio Sato, que acumula dúvidas sobre o que vai conseguir fazer no último ano de mandato na cidade, mas que esta semana foi lembrado por entregar o mandato do Codivap sem conseguir colocar em prática a proposta de administração mais efetiva do grupo regional. Mas para surpresa de poucos (…) não conseguiu afastar a imagem de cenário para cafezinhos e almoços de assessores, papagaios de piratas e o elenco de arroz de festa. Resultado: mais uma vez o Codivap deixa as cidades com o pires na mão no ano eleitoral.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?