Bastidores da Política

Desincompatibilização

O pedido de exoneração do secretário de obras de Aparecida, José Bendito Angelieri – o Zecão, repercutiu na política de Potim. Motivo: como um bom Angelieri, Zecão pode ser uma das apostas do ex-prefeito João Cascão, para destronar Erica Soler da Prefeitura.

Só observando

Enquanto a prefeita de Potim Erica Soler se vira nos trinta para cumprir suas metas e mais que as promessas da campanha passada, o concorrente Emerson Tanaka, que pensava em moleza para esta eleição, assustou com a possibilidade de ter de enfrentar também um representante forte da família Cascão. Ainda mais se for confirmado o experiente Zecão, que sabe o que faz e o quem de ser feito…

Lenço para as lágrimas

Enquanto a população do Batedor ‘chora’ com a sentença de desapropriação, o prefeito Thales Gabriel segue se virando para arrumar lugar para as famílias, e a oposição, com tempo de sobra, arruma o lenço para enxugar as lágrimas dos moradores afetados, dizendo que quando estiverem no comando de Cruzeiro, tudo será diferente! Será???

Tripla indefinição

Regis Yasumura

A especulação política de Guará não sabe informar a próxima aventura partidária do vice-prefeito Regis Yasumura, que iniciou sua trajetória eleitoral no DEM – quando foi eleito vereador, depois foi para o PTB – para ser vice, mudou para o PSB – para tentar ser deputado.

Não conseguiu, mas agora, com nova eleição à vista, ninguém sabe se volta para o DEM ou se casa com o PL com a bênção do Padre Reginaldo.

Aliás, tem gente querendo saber se ele vai ser candidato a prefeito, a vereador ou vice?

Carta na manga

Com a janela eleitoral agendada para março, os governistas de Guará se aplicam nas contas e na divisão do contingente que declara estar com Marcus Soliva na eleição. Os cálculos são para ver se partem para a campanha com três ou quatro partidos – quais serão e, em qual o prefeito deve estar – se no DEM, por ser uma sigla inserida no governo do Estado, ou quem sabe, se até abril o PSDB ‘desencantar’ para Soliva. Ah! Lembraram que existe a possibilidade do PSC – que está sob a tutela de Márcio Almeida – se destacar como a ‘cereja do bolo’ na plataforma partidária da reeleição!!!

Apertem os cintos…

Após a saída do presidente da República do PSL, que deixou muitos emergentes da política de Lorena – que saiam no tapa para garantir o controle do partido – com cara de ‘x’, incluindo aquele ‘causídico amigão do carga pesada e também o vereador ‘que erra na mão e engasga na fala’. Na contramão da ansiedade local pela definição do novo partido que o presidente está fundando, Jair Bolsonaro segue tranquilo e sem pressa.

Concentração

Major Lescura

Embora o prefeito Fabio Marcondes ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre seu candidato à sucessão, duas informações são comentadas nas altas rodas políticas de Lorena, que major Lescura parece ser a bola da vez e que três partidos, incluindo DEM e MDB devem dar espaços aos seus candidatos à Câmara.

Objetivo como sempre, Fabinho tem orientado a formação de seu grupo seguindo o estilo que lhe garantiu suas últimas vitórias: poucos candidatos, porém fortes e com chapas completas, inclusive respeitando o percentual feminino…

Adere ou abençoa

Marietta Bartelega

Faltando 255 dias para as eleições e segue na especulação política de Lorena o impasse sobre a posição da vice-prefeita Marietta Bartelega na campanha, já que seu partido, o MDB, vai estar na plataforma da disputa à sucessão.

Entre os prós e contras, há quem garanta pelos corredores da municipalidade que ela vai estar ativa, aderindo uma candidatura ou abençoando os indicados.

Apenas um detalhe

Quem confere as redes sociais de Pinda tem a impressão que o prefeito da cidade é outro, principalmente com as postagem de Rafael Goffi simulando aparentemente até assinatura de convênios nas esferas do governo estadual. E quando fala nas lives, sempre ao lado de figurões, dá a entender que eleição é apenas um detalhe…

Efeito eleitoral

Esta semana quem quebrou o silêncio de recesso do Legislativo de Pinda foi o postulante à Câmara, Fernando Frangão, protocolando um requerimento pedindo a redução dos subsídios dos vereadores. Na avaliação popular sobre a iniciativa de Frangão, disseram que ele nem foi eleito ainda, mas já está dando uma ‘palinha’ do que vai ser no plenário da Câmara, se chegar lá. Com a palavra os eleitores…

1ª polêmica do ano

A Câmara de Cachoeira Paulista deve estrear sua temporada de sessões com uma nova polêmica, a alteração dos salários dos vereadores. O assunto, já debatido em 2019, reserva novidade para esse ano. Segundo os bem informados, alguns parlamentares planejam uma inversão no projeto de Nenê e Dimas; ou seja, ao invés de diminuir o subsídio, aumentar o valor atual com a maioria dos votos. Quem viver verá…

Política da soma

Sylvio Ballerini

Um encontro ‘quase que casual’ e uma conversa afinada sobre as eleições de 4 de outubro em Lorena, ocorrido na última semana entre o ex-prefeito Paulo Neme e o pré-candidato Sylvio Ballerini, foi traduzido por muitos apoiadores como a oportunidade perfeita para uma leitura sobre o social de Lorena e o que seria bom a partir de 2021. Com a palavra, os eleitores…

Espalhando a roda

Roderley Miotto

Circula pelas rodas políticas de Pinda, que o ‘quarteto 4 Rs’ – Rafael Goffi, Ronaldo Pipas, Renato Cebola e Roderley Miotto, que atuaram juntos em muitas discussões nos últimos anos, devem estar em plataformas diferentes a partir da janela eleitoral.

Protagonistas de um tom mais moderado e progressista na Câmara, há quem aposte que a dupla Miotto e Cebola pode defender bandeiras diferentes que Goffi e Pipas.

Bola da vez

Corre na boca pequena de Canas que a aposta dos governistas – leia-se Lucemir do Amaral – para sucessão, será mesmo o atual vive Ângelo Glaglia. Ele deve enfrentar dois candidatos de peso nas urnas: Silvana Zanin – ex-primeira-dama e Gustavo Lucena, que já bateu na trave duas vezes.

Balança mas não cai

Dina Moraes

Com a segunda baixa em menos de uma semana no secretariado da prefeita de Aparecida, a especulação política indaga pelas esquinas se o governo municipal não corre o mesmo risco.

Após Zecão ter pedido sua exoneração na semana passada, na sexta-feira foi a vez do secretário de Administração Claudio Gibelli.

Pelo que se ouviu nos corredores da municipalidade, vários nomes consultados por Dina Moraes para suprirem as exonerações declinaram do convite…

Reforço de caixa

O prefeito Isael Domingues recebeu nesta segunda-feira, em seu gabinete, a visita ilustre do deputado André do Prado (PL), para um reforço de caixa de R$4 milhões a serem investidos em infraestrutura. Com a contrapartida de mais R$800 mil dos cofres municipais, Isael pretende aplicar em pavimentação, em resposta rápida aos eleitores e a classe política de Pinda.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?