Bastidores da Política

Tentativa de ‘golpe’

Isael Domingues, Ricardo Piorino, Renato Cebola, Ronaldo Pipas
O vereador Renato Cebola, prefeito Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, vereador Ronaldo Pipas e vereadora Gislene Cardoso

A Câmara de Pinda, quer dizer, o vereador Ronaldo Pipas, está tentando fazer de uma CEI – a que investiga dolo na locação de automóvel para Atividade Delegada no município – a oportunidade perfeita para livrar os candidatos a prefeito de 2020 de enfrentar Isael Domingues nas urnas.

Entenda o caso: em 2018 a Prefeitura locou 7 veículos e 6 motos para o funcionamento da Atividade Delegada, cujo primeiro convênio, terminou no final do mesmo ano. Como a intenção da administração era a continuidade do convênio com a Polícia Militar (como ocorreu, mas apenas em agosto deste ano), a locação dos veículos foi mantida, enquanto o Município aguardava a assinatura do governador João Doria na renovação dos serviços, ficando a empresa locadora ciente da compensação dos pagamentos pelo período em que não se movimentou as viaturas.

Fator político: Após abertura de 6 CEI’s – Comissão Especial de Investigação – contra o Governo (onde nenhuma prosperou), a sétima seria inevitável, na visão do vereador Renato Cebola, autor do pedido da investigação contra o prefeito Isael Domingues e seu vice Ricardo Piorino, que logo recebeu aprovação no plenário. No sorteio, a ‘roleta russa’ caiu em Ronaldo Pipas como relator e Gislene Cardoso a membro, enquanto Cebola seguiu presidente por ser autor da ‘denúncia’.

Ocorre que as investigações andaram, e ‘ventos dos corredores’ do Legislativo deram conta que já editaram o relatório final ao Pipas, provavelmente agravando a situação do prefeito e seu vice com o pedido de abertura de uma Comissão Processante. Disseram ainda que o ‘vício da investigação’ está tão caracterizado que a Comissão nem deu direito ao contraditório ao prefeito, muito menos ao vice, para que pudessem se defender e contestar as denúncias. Nem ao menos fizeram esforço para ouvir o proprietário da empresa, locadora dos veículos, nas oitivas que limitaram-se em poucos secretários municipais.

Bola de cristal: Se confirmado o que se ouve nas principais rodas políticas da cidade, os vereadores Felipe César poderá virar prefeito sem passar pelas urnas e Carlos de Moura – o Magrão, voltar à presidência sem ser votado, já que a ‘bazuca’ do Pipas mira não só o prefeito, mas seu vice, para aplainar o caminho de seu candidato ao Executivo na eleição do ano que vem. Observaram ainda que nem se trata de crime eleitoral – para atentar contra a saúde eleitoral da dupla!!!

De um extremo a outro

Em temporada de formação de grupos políticos para as eleições que se aproximam, rolou pelas esquinas de Piquete que a mudança radical do pré-candidato a prefeito Rominho, do PCdoB para o PSDB, deixou dúvidas sobre sua real ideologia. A pergunta que fica: o homem é de esquerda, direita ou centro-esquerda? Ou seria como a maioria, importa ganhar a eleição? Comenta-se que para contracenar com sua ‘nova casa’, o PSDB, Rominho vai contar também com o MDB em sua base de campanha.

Preparando a largada

A menos de 43 semanas para as eleições, o mercado político de Piquete assiste a movimentação de várias frentes partidárias para lançar candidatos à Câmara e Prefeitura. Entre os nomes mais comentados na disputa para sucessão da prefeita Teca Gouvêa está seu ainda vice – o Xeroso (sem a sua bênção); Santana, presidente da Câmara (sem projetos relevantes no Legislativo); Rominho, que agora conta com a mão amiga da prefeita e também Hugo Soares (várias vezes vereador e persistente em conquistar o Executivo).

Portas fechadas???

A especulação política de Lorena não soube informar quais os interesses dos novos tucanos do PSDB local, em aparentemente confundir a data da convenção municipal. Disseram que a princípio foi anunciada ‘a todos’ para o próximo dia 12, mas para ‘alguns’, ou melhor, na verdade uma minoria, seria antecipada para o dia 8. O pessoal das esquinas suspeitam de que a primeira, de portas fechadas, será para antecipar a ata e suas decisões e posteriormente, a segunda, apenas para formalizar e colher meia dúzia de assinaturas.

Perguntar não ofende

Ainda sobre a eventual convenção do PSDB de Lorena, onde foi publicado o edital de convocação? Seria no jornal dos laranjas que o presidente do circo mantém no bolso, por conta dos contribuintes???

Custo do voto

Rola entre os matemáticos da política de Potim que o ‘custo por voto’ da futura campanha à reeleição da prefeita Erica Soler deverá ser superestimado na proporção de três por um em relação às demais candidaturas da próxima temporada de caça aos eleitores. De acordo com as cabeças pensantes da cidade, um dos motivos é a fama de ‘bom de bolso’ que pregaram no Mateuzão…

Nenhum de nós…

Se depender dos rigores da Justiça de Aparecida em relação aos atuais detentores de mandatos que atuaram como gestores na atual legislatura, ninguém terá vida fácil para concorrer a reeleição. Perguntem ao Marcelo Marcondes, ou a vice que virou prefeita, Dina Moraes! Ah! Preveniram o Wadê Pedroso para que ponha a ‘barba de molho…’

Mercado de apostas

Disseram no Ponto Chique, o café mais politizado de Guará, que ninguém arrisca apostar na passividade de Regis Yasumura em ceder a vaga de vice de Soliva na próxima eleição. Parece numa das pesquisas que têm surgido nas redes sociais, em que seu nome surgiu atrelado ao de Celão, como vice, e ele foi flagrado no telemarketing fazendo lobby do seu próprio nome. Perguntem na secretaria de Esportes!!!

Então refinado

Analistas da política de Lorena acreditam que pelo andar da carruagem, os irmãos Silvas vão ter de arrumar um ‘palanque novo’ para encostar na próxima eleição. Pelas críticas do homem que desidratou a saúde municipal (no primeiro período do Dragão) começou postar nas redes sociais, é porque seu filme queimou no palanque do prefeito e no principal da oposição, existe muita resistência mesmo com a grana toda que seu deputado federal esta prometendo para campanha. Perguntem aquele outro ‘Inho’ que sonha em ser vice!!!

Dever de casa

As fortes chuvas da temporada têm mostrado aos moradores de Lorena que os investimentos da administração Fábio Marcondes (mais de R$14 milhões) na construção de novas galerias de águas pluviais foram decisivos para redução dos alagamentos em vários pontos críticos. Mesmo com a oposição política insistindo em criticar na contramão do óbvio, a população passou a se posicionar nas pesquisas, elevando acima dos 60% a aprovação de seu governo. Isto é considerado ‘morte’ para o ‘irmãos metralhas’, que tiram proveito às custas do caos…

Antes de escolher…

…a cor do terno – quer dizer, o partido em que deverá disputar a reeleição, o prefeito Marcus Soliva tem sido incisivo quanto as reuniões de seu grupo de apoio. Comenta-se que a maior preocupação do momento não são praticamente os concorrentes, mas a ampliação dos três partidos iniciais de sua base de campanha para cinco, a fim de abrigar todos os postulantes à Câmara de Guará, que pretendem estar ao seu lado. A propósito, a reunião de ontem, terça-feira, ‘bombou’, segundo o ‘Mister Magoo’!!!

Proposta

E por falar em eleições e reeleição de Guaratinguetá, disseram que o MDB, leia-se Argus Ranieri, aguarda a resposta do ex-vereador Dr. Marcio Meirelles (PSDB de carteirinha) do convite para compor a vaga de vice-prefeito em sua chapa. Pelo que se ouviu nos happy hour dos tucanos, a melhor posição para Meirelles em 2020 seria como ‘locomotiva’, puxando vagas na futura Câmara. Vice, se for o caso, o nome indicado seria Marcelo Pazzini ou Edson Riccomi.

Bem-me-quer, mal me quer

Tem gente no Mercadão duvidando da posição e do time que o vereador Magrão tem demonstrado jogar quando participa dos ‘bônus’ da administração Isael Domingues. A especulação política acredita que aos 45 do 2º tempo, bem na prorrogação, ele acaba ‘jogando água fora da bacia’…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?