Bastidores da Política

‘Casca de banana’ 

A prefeita em exercício, Dina Moraes, despacha durante semana de difícil diálogo com secretários (Foto: Leandro Oliveira)
Dina Moraes

Tornou-se público e notório ao mercado político de Aparecida que a prefeita em exercício Dina da Apae está com sua governabilidade mais precária que imagina a vã filosofia da Capital Mariana da Fé.

Se não bastasse a operação lentidão por parte do secretariado municipal, os vereadores na sessão extraordinária passada, abrandaram seu decreto de Calamidade Pública na saúde para estado de ‘emergência’.

Segundo os bem informados, o que a induziria a chefe do Executivo ao mesmo erro do prefeito afastado Ernaldo César Marcondes, em contratar uma nova empresa para administrar o atendimento público na saúde, sem as condições de nomenclatura adequada.
Tem gente torcendo para que ele escorregue…

Palinha

O trabalho de auto divulgação do prefeito Isael Domingues – em cima de suas obras e realizações frente à Prefeitura de Pinda – em suas lives nas redes sociais, tem rendido até para seus supostos opositores, quando faz questão de mencionar a autoria dos vereadores nas reivindicações, através das emendas impositivas.

Carreira solo

Com o inchaço do PSDB de Pinda e Rafel Goffi ocupando todo espaço com sua pré-candidatura a prefeito, a especulação política coloca os holofotes sobre Roderley Miotto para ver de que forma deverá enfrentar a próxima temporada de caça aos votos. Ou seja, se migra para o PSD a espera de um bom convite a vice (quem sabe até de Isael), ou aproveita o enxame de postulantes ao Legislativo do ninho tucano para surfar em mais um mandato de vereador…

Cheiro de campanha

Eleitores de Pinda, que presenciaram o vereador Roderley Miotto (PSDB) se reunindo recentemente com os “notáveis da comunicação de Moreira César” e um grupo de viúvas políticas, apostam que o empresário está capitaneando apoio para possível candidatura a prefeito em 2020. Para os bons entendedores da política local, Miotto dá a entender que deve seguir seu mapa eleitoral em rota de colisão com o colega de partido Rafael Goffi (também tucano), que também sonha em “pular” para o comando do Executivo. Falam ainda, se ele realmente mudar de partido, aí, é fato consumado…

O melhor de três

Com a vaga de vice livre para disputar a reeleição, o prefeito Délcio Sato já faz um processo seletivo entre um possível nome forte de seu secretariado, uma liderança de destaque da oposição (que sinalizou a possibilidade de uma aliança) ou ‘alguém’ (que já está na mira) que reúne carisma, possibilidade de votos e recursos para compartilhar seu próximo mandato frente à Prefeitura de Ubatuba.

Curta metragem

Ninguém do mercado político de Ubatuba arrisca apostas numa eventual aliança do prefeito Sato com o ‘saliente’ da Câmara como vice, na disputa da reeleição. Parece que os ensaios para este filme durou pouco, ou melhor, terminou antes de virar roteiro de cinema com o sabor de moqueca de traíra…

A mala preta

Rola entre os bem informados que esta semana tem uma ‘mala’ circulando pelas câmaras do Tribunal de Justiça e, dependendo do seu conteúdo, uma facção infecciosa da política de Lorena deve comemorar, enquanto pessoas de bem ficaram ainda mais desapontadas com a ‘justiça’, ou melhor, a injustiça…

A cartada final

A cúpula tucana do Estado deve decidir o paradeiro do PSDB de Lorena nos próximos dias. Nomes como dos deputados Eduardo Cury somam-se a outros tucanos a favor de que o comando do partido permaneça na plataforma do prefeito Fabio Marcondes – leia-se Dr. Adriano Aurélio na presidência, enquanto Carlos Sampaio, apoiado do pessoal do litoral, busca transferir o comando do PSDB local ao prefeiturável Sylvio Ballerini.

Saco sem fundo

A notícia que o prefeito Edson Mota teria meios jurídicos eleitorais para sustentar sua suposta candidatura à reeleição em Cachoeira, completando hipoteticamente o terceiro mandato consecutivo, não empolgou muita gente do cenário político, a não ser, é claro, seus assecras mais próximos para saber quem seria o eventual vice. Entre os que reclamam que a cidade não merece tamanho castigo novamente, há os que afirmam que falta crédito na Justiça para o homem que saiu dos rincões de Cunha para fazer fortuna na garagem da Prefeitura de Lorena, e após mais de 20 anos de comando absoluto em Silveiras, mirou seu ‘aspirador’ para o orçamento de Cachoeira, e pelo jeito, gostou ‘do que viu’.

Água morna

Circula entre os bem informados de Aparecida que os comissionados da administração pública – do primeiro ao terceiro escalão – estão fazendo ‘cara de paisagem’ à prefeita em exercício Dina da Apae, possivelmente por temerem a ‘ditadura’ do prefeito afastado Ernaldo Marcondes. Talvez isto explique a lentidão no cumprimento e respostas aos pedidos do gabinete interino, e transformado a prefeita em quem mais mandou nos últimos mandatos. Ou seja, manda, manda e ninguém obedece – por isso é que está mandando muito, mas…

Nova configuração

Se a palavra de ordem para a próxima eleição é ter grupo forte, os prefeituráveis de Guará se movimentam atrás dos disponíveis: Argus Ranieri busca estruturar seu MDB e agora o PTB com o que sobrou ao seu lado da eleição passada, quando disputou com mais de sete partidos; Marcus Soliva – leia-se João Pita e Márcio Almeida já somam nomes para formatar três grupos fortes; Junior Filippo, percorre o trecho com uma lista, tentando repor a debandada que sofreu do seu extinto clã de postulantes à Câmara. Ah! Como novidade da temporada, a dupla recém formada Moura Brasil e Fabrício Aeronáutica anda dando ‘ordem unida’ em todos políticos com o viés de militar que encontram pela frente – buscando um efeito ‘bolsonariano’. Ainda no empenho de ajuste partidário, o PSDB local segue ‘enxugando gelo’, enquanto espera a definição de quem será a estrela dos tucanos desta temporada eleitoral, ou se pegam carona de vice numa das lideranças em evidência – assim mesmo, achando um nome no baú de relíquias do partido para empolgar algum candidato que se preze.

O que muitos querem saber

Em qual agremiação política o presidente da Câmara de Guará, Celão Coutinho, vai estar na próxima eleição, uma vez que limitou seu espaço do PSD de Junior Filippo, quando declarou-se pré-candidato a prefeito? Segundo a turma do Ponto Chique – o cafezinho mais politizado da cidade – a pergunta da especulação é pertinente, porque dois ‘urutus’ não moram no mesmo cupim…

Não convidem para…

…a mesma picanha O ‘Tanga Frouxa’ da política lorenense e o ‘Garganta Profunda’ – que agora chegou próximo do cofre, principalmente se o assunto for promessas não cumpridas e o churrasqueiro for o próprio Dr. Tumor!!!

E agora! O que eu vou dizer?

Parece que o filósofo da Câmara de Lorena está na saia justa com o B.O do filho correndo da Justiça, na ação do Ministério Público que investiga a ‘farra da jornada de trabalho’ entre membros de um dos órgãos agregados para o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA na cidade. Pior, mesmo como investigados ‘confessos’, a turma toda, inclusive o filho do ilustre parlamentar, concorre nos próximos dias a permanecer na boquinha…

“Onde há fumaça”

Buscando contribuir com a Polícia Militar Ambiental, a Prefeitura de Ubatuba intensificou suas ações de fiscalização contra incêndios criminosos e ocupações irregulares em áreas de preservação no município. Houve detenção de criminosos por queimadas e abrigos ilegais na Mata Atlântica, nos bairros Estufa II e Sesmaria. Enfim, à ação ordenada pelo prefeito Délcio Sato (PSD) agradou moradores e ambientalistas, porém, gerou preocupação em políticos latifundiários que temem que suas “verdades secretas” sejam descobertas pela fiscalização.

“Sem dar o cano”

Sofrendo há mais de três décadas com alagamentos em Pinda, as famílias do Vila Princesa ganharam um motivo para comemorarem na última semana. Com mão de obra própria, a Prefeitura concluiu a modernização do sistema de drenagem do bairro. Após 45 dias trabalho duro ordenado pelo prefeito Isael Domingues, com implantação de novas tubulações e a duplicação de bocas de lobo, a população deu adeus às inundações na região. Ah! Além do Vila Princesa, ao longo do ano a equipe de Isael promoveu melhorias no sistema de drenagem de diversos outros bairros, o que levou a oposição a beira do desespero, porque o prefeito está cumprindo mais uma de suas promessas de campanha, a evitar que a população continuasse enfrentando transtornos causados por inundações nos pontos críticos do município.

Erro de percurso

Especuladores de Cachoeira dão como favas contadas que o vereador Breno Arraya, após um primeiro mandato promissor, está passando de postulante a prefeito para futuro ex-vereador. O descontentamento de seus eleitores é porque o ‘garoto prodígio’ parece ter esquecido do “jogo duro” que desempenhou contra o ex-prefeito João Luiz (que lhe garantiu o status de ser o mais votado em 2016), para complacência com o desgoverno da Motolândia, que poderá excluí-lo do quadro a Câmara.

Perguntar não ofende

Sobre a possibilidade de redução do número de vereadores de Lorena para a próxima legislatura – a bem do dinheiro público – alardeado inclusive pelo atual presidente nas mídias sociais, por que ‘ninguém’ mais está falando sobre o assunto?

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?