Bastidores da Política

Cara ou coroa?

Rafael Goffi e Roderley Mioto na sessão de Pinda
Rafael Goffi e Roderley Mioto na sessão de Pinda

 

Com a temporada de caça aos votos se aproximando, o mercado político de Pinda busca apostas sobre quem do PSDB consegue legenda para disputar vaga na Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal. Com Roderley Miotto ganhado simpatia na vida pública, e Rafael Goffi buscando esquentar seu nome, desta vez em preparação ao Executivo em 2010, fica difícil prever quem é quem no ‘ninho tucano’. Pelo menos isto é o que falaram em evento recente do Clube Paineiras.

Cartas na mesa
A julgar pelos últimos acontecimentos e comentários na Câmara de Lorena, a ‘queda de braços’ da oposição contra o Executivo já está delimitada. Com o ‘bloco dos nove’, mesclado entre os quatro que admitem votar esporadicamente a favor do prefeito, quer dizer, até a segunda ordem, conclui-se que se Fabio Marcondes precisar de um desempate, não conte com o presidente da Casa. Perguntem ao homem que desfila!

Cartas na mesa II
E por falar em ‘queda de braços’ no Legislativo de Lorena, outra evidência da predominância da oposição, pelo menos no poder de articulação, foram as indicações para as Comissões Permanentes, responsáveis para encaminhamento dos projetos para votação. Segundo o pessoal da esquina, as duas principais são 95% composta por integrantes do “G9”, destoando apenas do governista Washington da Saúde. Ah! Outra que comissão que está dando o que falar é a de Ética e Disciplina, composta por Pedro Nogueira, Elcio Vieira Jr e Adevaldir Ramos. Tirem as conclusões!

Armando o futuro
Conversas dos bastidores de Lorena dão conta que o vereador Maurinho Fradique, ainda PTB, talvez em garantia de um futuro partidário, andou pesquisando sobre o PSB em São Paulo, esta semana. Verdade ou não, o moço é rápido no ‘gatilho’…

Não convidem para…
…a mesma picanha – O ex-prefeito de Guará, Junior Filippo e o vereador Nei Carteiro (PMDB), principalmente se na churrasqueira estiver a assessora do parlamentar, e o assunto for o contrato celebrado com a CAB no sistema de PPP!

Regis Yasumura
Regis Yasumura

Previsão eleitoral
A especulação política de Guará dá como certa a candidatura do vice-prefeito Regis Yasumura a deputado estadual, dobrando com o federal Flavinho da Canção Nova. O que ninguém soube informar é a definição partidária da dupla, ou seja, se Flavinho sai do PSB para somar com Yasumura no PTB ou vice-versa!

 

Previsão eleitoral II

E por falar em Regis Yasumura, comenta-se entre os gabinetes da Câmara de Guaratinguetá que o vereador Pedro Saninni (PSD) aguarda apenas um start para iniciar o planejamento da sucessão de Marcus Soliva (no caso de não haver reeleição). Enquanto o assunto ‘dobradinha para 2020’ amadurece, o vereador antecipa o ‘corpo a corpo’ eleitoral, distribuindo abraços, apertos de mãos, sem dispensar filas de banco, velórios e afins…

Tiroteio
A determinação do STF pela constitucionalidade de pagamento de 13º salário aos detentores de cargos eletivos acirrou ‘indisposição política’ entre o ouvidor municipal Marcos Baracho e os vereadores de Guará. O pinga fogo teve início quando o ouvidor, que também apresenta o Jornal Café da Manhã (pela Rádio Clube), teria se posicionou contra a medida dos ministros, com um suposto tom de críticas ao benefício dos parlamentares da cidade. Em resposta, além de uma nota de esclarecimento do presidente da Câmara Celão, ouviu-se pelos corredores da Casa de Leis a sugestão de analisar a incompatibilidade de alguns cargos de primeiro escalão da Prefeitura com trabalho paralelo. Perguntem ao ‘estressado da atual legislatura’!

Lua de mel
Rola pelas esquinas de Pinda que dependendo do desempenho de Isael Domingues, a Câmara, ou melhor, a maioria dos vereadores, deve seguir em ‘lua de mel’ com o Executivo até meados de 2018. No alinhamento da próxima eleição municipal, a especulação política acredita que as coisas estarão na base do cada um pra si e…

 

Guilherme Marcondes
Guilherme Marcondes

Projeto tinta pura
Parece que a solução que a Prefeitura de Cachoeira encontrou para acertar o problema da Santa Casa, foi a ‘tinta’. A promessa do secretário de Saúde, Guilherme Marcondes, que reestruturaria o hospital até o final de janeiro, não rolou. A única mudança até o momento foi a pintura do prédio, que por sinal deu o que falar. Segundo a turma da padaria, a Santa Casa ficou bonita por fora, mas horrível por dentro, ou seja, sem condições até para os procedimentos simples como teste de glicose e outros. Perguntem à vereadora Dadá Diogo, que além de cobrar providências para o atendimento aos pacientes, cobrou também prestação de contas da reforma do Educandário!

Terceirização
É voz corrente pelos corredores da Prefeitura de Cachoeira que ‘terceirização’ é a palavra do momento na administração Edson Mota. Segundo a ‘boca pequena’, setores como saúde, coleta de lixo, merenda escolar, educação e até o gabinete do homem correm o risco de serem gerenciados por ‘mãos externas’, a exemplo do próprio prefeito, que da cidade só tem o título, quer dizer, o domicílio eleitoral…

Minuto ‘fama’!
O prefeito de Lorena, Fábio Marcondes (PSDB), aguarda liminar judicial para suspender o bloqueio de parte de seus bens. Marcondes é investigado por compras de peças sem licitação, em caráter emergencial no início de seu mandato, em razão de como assumiu a Prefeitura com dividas e sem crédito no mercado. No início deste ano, um representante da oposição conseguiu apensar no processo o pedido de bloqueio, em suposta retaliação política ao prefeito.

Remember
Em face do bloqueio de bens do prefeito Fábio Marcondes, a especulação política lembrou na esquina da Praça, nesta sexta-feira, os ex-prefeitos de Lorena que tiveram também o mesmo problema na Justiça, sendo que alguns, sem os devidos dolos. Caso do saudoso Arthur Ballerini, cuja família se defende por compra de flores; Lu Fradique, Aloísio Vieira, Paulo Neme e agora, o próprio Fábio Marcondes!

Marcus Soliva
Marcus Soliva

100 Dias!
A informação que o prefeito Marcus Soliva em seu estilo de gestão pretende fazer a primeira avaliação de sua equipe de governo no centésimo dia de administração, ‘colocou’ muitos comissionados com as ‘barbas de molho’. Ventos dos corredores da Jaques Félix dão conta que já corre uma lista apócrifa entre os departamentos com supostos nomes que estariam com ‘prazo de validade vencido’, por falta de desempenho. Ah! Apostam também que um dos integrantes do primeiro escalão (que marca o ponto na avenida mais movimentada da cidade), não deverá sobreviver no cargo até os 100 dias, a julgar pela indisposição que teve com o adjunto. Perguntem ao homem que frequentava o almoxarifado!

Bom princípio de ano

O presidente da FIESP, Paulo Skaf, em reunião com o prefeito Isael Domingues e o secretário de Esporte Everton Chinaqui para a renovação do convênio Sesi
O presidente da FIESP, Paulo Skaf (centro) em reunião com o prefeito Isael Domingues (à direita) para a renovação do convênio Sesi

O encontro entre o presidente da FIESP, Paulo Skaf e o prefeito Isael Domingues esta semana rendeu mais que a renovação do Projeto Atleta do Futuro – que leva estrutura esportiva a crianças de jovens através do Sesi – em Pinda, acabou repercutindo no mercado político. Enquanto as ‘viúvas do poder’ enxergam apenas motivação eleitoral, o grupo de apoio a Isael traduz em avanço no esporte com incentivo social.

Em Alta
O governo de Isael Domingues, em Pindamonhangaba, que iniciou o ano com o ritmo prometido na campanha, quando destacou a necessidade de agilizar o planejamento e o trabalho nas secretarias. A cada sexta-feira, o chefe do Executivo fecha a semana em reunião com todos os secretários para aproximar o Executivo das necessidades da população.

Em Baixa
O prefeito de Cachoeira Paulista, Edson Mota, que teve mais uma dívida descoberta em Silveiras, onde deixou a Prefeitura às moscas, com cofres vazios e um festival de irregularidades. Desta vez, a pequena cidade do Vale Histórico foi ‘“presenteada” com um bloqueio de R$ 72 mil para o pagamento de repasses atrasados em 2015 pela administração de Mota.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?