Santa Casa de Lorena vira referência em maternidade para cidades vizinhas

Medida da DRS repassa demanda de gestantes de Aparecida, Cachoeira, Roseira e Potim para Lorena

Berçário da Santa Casa de Lorena;hospital passa a ser referência para atendimento de gestantes para mais quatro cidades da região (Foto: Arquivo Atos)
Berçário da Santa Casa de Lorena;hospital passa a ser referência para atendimento de gestantes para mais quatro cidades da região (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Um acordo firmado entre o DRS (Departamento Regional de Saúde) e a Santa Casa de Misericórdia de Lorena, no último dia 11, definiu que o hospital será referência no atendimento aos serviços de maternidade de outras quatro cidades da região. Até então a Santa Casa de Aparecida era a encarregada de atender as gestantes e recém-nascidos de duas cidades vizinhas.

Na última semana, representantes de diversos municípios da região participaram de uma reunião com a diretora regional de Saúde, Sandra Tutihashi, em Taubaté. No encontro foi acertado que a demanda de serviços de maternidade de Aparecida, Roseira e Potim deixará de ter como referência a Santa Casa de Aparecida, passando para o hospital de Lorena, que também passa a atender as gestantes de Cachoeira Paulista.

A expectativa do DRS é que haja uma melhor estrutura nos atendimentos desta especialidade, já que o setor de maternidade da Santa Casa de Lorena é classificado como uma das melhores do Vale do Paraíba.

Durante a reunião também foi definido que os serviços de urgência e emergência de Aparecida, Roseira e Potim terão como referência o Pronto Atendimento da secretaria de Saúde de Aparecida, que funciona nas dependências da Santa Casa de Misericórdia do município.

O Jornal Atos entrou em contato com a Santa Casa de Lorena, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável foi selecionado para conceder a entrevista.

Cachoeira – Em 2013, o ex-prefeito de Cachoeira Paulista, João Luiz Ramos (PSB), firmou um contrato particular, de R$ 25 mil mensais, com a Santa Casa de Lorena, para o atendimento de gestantes e recém-nascidos.

A ação foi tomada após a interdição do setor de maternidade da Santa Casa de Cachoeira, que de acordo com uma vistoria do Departamento Regional de Saúde estava sem condições de funcionamento.

Após a reunião em Taubaté, ficou definido que o Município não precisará mais firmar um contrato particular com o hospital de Lorena, já que a secretaria de Estado da Saúde será a responsável pelo investimento mensal de R$ 20 mil. “Esta mudança beneficiará muito o município e a população, já que agora os recém-nascidos passarão a serem registrados como cachoeirenses e não como lorenenses”, explicou o secretário de Saúde de Cachoeira, Guilherme Marcondes.

O chefe da pasta revelou ainda os detalhes do andamento do processo de reativação da maternidade de Cachoeira. “Ainda não temos uma previsão para a reabertura porque aguardamos uma autorização da DRS. Já estamos fazendo todo o possível para reestruturar este setor da Santa Casa. Em relação ao centro cirúrgico, ele já foi completamente reformado e adequado, e estamos buscando o credenciamento junto ao Ministério da Saúde”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?