Diocese aposta em novidades para “ressuscitar” Festa da Padroeira

Evento conta com food trucks e apresentações musicais de renome; festividade terá sinal de internet aberto

Doces caseiros são um dos tradicionais atrativos da festa que passa por renovação este ano (Foto: Arquivo Atos)
Doces caseiros são um dos tradicionais atrativos da festa que passa por renovação este ano (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

Para tentar evitar novos fracassos de público, a organização da Festa da Padroeira de Lorena, aposta em novidades alimentícias e musicais para a edição deste ano. Com um investimento de aproximadamente R$ 100 mil, a Diocese de Lorena aguarda um público diário de cinco mil pessoas durante os nove dias de festa.

Tradicionalmente conhecida como a festa mais popular de Lorena, o evento está perto de completar oitenta anos de realização.

Nas décadas de 70 e 80, a Festa da Padroeira atraía centenas de pessoas de toda a região. Com atrações musicais de renome e dezenas de barracas de bebida e alimentação, a festividade era esperada com grande ansiedade pelos moradores da cidade.

Com o passar dos anos, a festa foi perdendo o brilho, prejudicada pelo aumento de brigas e até mesmo assassinatos.
Nos últimos anos, a Diocese de Lorena decidiu que a festa deveria ter um caráter mais fechado e católico. Somente grupos musicais religiosas e regionais se apresentaram e o horário de término da festa foi adiantado. O evento que anteriormente contava com a presença de milhares de pessoas, com o passar dos anos, acabou com presença reduzida.

Buscando resgatar a hegemonia da festa, a organização aposta em outras atrações, como a alimentação, parque e até mesmo sinal livre de internet. “Motivado por diversos fatores percebemos que a festa estava se retraindo, ficando acanhada, e, praticamente, tinha virado quase que uma quermesse. Para reverter esta situação, este ano a festa contará com um grande parque de diversões, food trucks e apresentações de cantores famosos”, explicou o presidente da Comissão de Festas, Rogério de Carvalho.

Outro diferencial da Festa da Padroeira será a disponibilização gratuita de sinal de internet na região que ocorrerá a festa.

O anúncio da mudança no estilo da festividade agradou a maioria dos moradores de Lorena. É o caso do aposentado Francisco de Araújo, 64 anos, que acompanhou o declínio da festa nos últimos anos. “Dava até dó ver aquela meia dúzia de ‘gato pingado’ circulando ao redor da Igreja Matriz. Sou da época que você chegava na festa e via aquela multidão se divertindo. Vinha gente do Vale do Paraíba inteiro e até mesmo do sul de Minas Gerais. Tomara que agora com essas novidades, a festa volte a ser grande”.

Programação – Além de barracas de alimentação, food trucks e parque de diversões, a Festa da Padroeira de Lorena de 2016 contará com diversas apresentações musicais. As principais atrações são nomes frequentes nos principais programas de auditório em diversos canais de televisão.

Na programação dos nove dias de festa, que ocorre do dia 6 a 15 de agosto, shows de: Orquestra Bachiana do Sesi e Banda KM 80 ( dia 6), Cecília Militão e Maysa Ohashi, participantes do The Voice Brasil, (7), Banda KM 80 e Banda Ventiladores (8), Ediana Maskaro, participante do programa Astros do SBT (9), Adriana Farias e João Marcelo e Gabriel (10), Banda Bala (11), Orquestra da Polícia Militar de São Paulo e Banda A Liga (12), Banda 8 Segundos (13), Sam Alves, participante do The Voice Brasil, e o fechamento da festa fica por conta de Renato Viana, também participante do The Voice Brasil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?