Sem subvenção às escolas, Guará apresenta proposta para Carnaval de 2018

Turismo revela troca de subvenção por chamada pública; documento foi encaminhado ontem às seis agremiações da cidade

Baianas passam pela avenida Presidente Vargas, no último dia do Carnaval 2017, em Guaratinguetá (Foto: Arquivo Atos)
Baianas passam pela avenida Presidente Vargas, no último dia do Carnaval 2017, em Guaratinguetá (Foto: Divulgação)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Depois de atrair mais de oitenta mil pessoas para os cinco dias de Carnaval, a Prefeitura de Guaratinguetá já começou a trabalhar com foco na festa do próximo ano. O governo Marcus Soliva (PSB) adiantou o planejamento para os desfiles.

A festa marcou também o retorno das escolas de samba ao palco da folia depois de três anos.

A intenção do secretário de Turismo da cidade, Felício Murade, é fazer com que as agremiações prestem serviços voltados à arte, cultura e educação para a população, deixando de receber a subvenção e partindo para a chamada pública. “Queremos usar a prestação de serviço de chamamento público. Subvenção a gente só poderia dar em 2018”.

O objetivo principal é fazer com que as escolas, aos poucos, se tornem independentes e profissionais. Com isso, a realização dos desfiles competitivos na cidade deixaria de ser uma incerteza a cada ano, como tem ocorrido desde 2010. “Com isso a gente resolve a ansiedade de ter ou não carnaval, das escolas poderem resolver e tomarem providências já agora, abril, maio e junho”.

O plano apresentado pela secretaria foi enviado formalmente às seis escolas de samba nesta sexta-feira. Consta no documento que as agremiações prestariam serviços voltados à arte, cultura e educação durante todo o ano. Murade revelou que também serão oferecidos cursos de planejamento estratégico para que cada escola envie representantes. Através desses cursos, as agremiações poderão desenvolver projetos para captação de recursos por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) e Lei Rouanet.

Com os documentos em mãos, as escolas terão dez dias para responder à secretaria e sugerir possíveis alterações no projeto. Depois desse prazo, Murade confirmou que será realizada uma coletiva de imprensa para apresentar o novo modelo e será publicado um edital para abertura de inscrições.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?