Cruzeiro recebe exposição sobre Frida Khalo

Iniciado na sexta-feira, projeto traz a arte de uma das principais figuras do último século

A pintora mexicana Frida Kahlo, que marcou época, transgredindo regras; exposição em Cruzeiro em agosto (Foto: Reprodução)
A pintora mexicana Frida Kahlo, que marcou época, transgredindo regras; exposição em Cruzeiro em agosto (Foto: Reprodução)

Da Redação
Cruzeiro

A exposição “Frida Vive”, que reúne obras de artes sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, chega neste final de semana ao Museu Major Novaes, em Cruzeiro. A exposição, que começou nesta sexta-feira, estará aberta, das 9h às 17h, até o dia 31 de agosto, com entrada franca.

A homenagem à artista reúne obras de Washington Oliveira e artistas convidados, entre eles, professores, artesãos, tatuadores, pintores e grafiteiros que utilizam em suas pinturas técnicas como carvão, grafite, pintura a óleo, colagem e escultura.

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, ao contrário de muitos artistas, não começou a pintar cedo. A artista mexicana começou a pintar aos 18 anos, após sofrer um acidente que a deixou impossibilitada de andar, como parte da sua recuperação.

Mesmo assim, Khalo é considerada por alguns especialistas em artes plásticas uma artista que fez parte do Surrealismo, mas a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.

Entre suas obras mais famosas estão o “Autorretrato em vestido de veludo”, de1926; “O ônibus”, de 1929; “Frida Kahlo e Diego Rivera”, de 1931; “Henry Ford Hospital”, de 1932; “Autorretrato com colar”, “As duas Fridas”, de1939; “Diego em meu pensamento”, de 1943; “O marxismo dará saúde aos doentes”, de 1954.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?