Morador acusa Prefeitura de descarte irregular de esgoto em córrego de Potim

Departamento de Obras garante que funcionários despejaram água de chuva e que medida faz parte sistema de manutenção

O córrego em que servidores foram flagrados por morador de Potim (Foto: Reprodução)
O córrego em que servidores foram flagrados por morador de Potim (Foto: Reprodução)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Um grupo de moradores de Potim surpreendeu na manhã desta terça-feira funcionários da Prefeitura que estariam despejando esgoto em um córrego do bairro Vista Alegre. O flagrante foi gravado por um morador, que postou em uma rede social, gerando revolta.

O frentista Yan Laurence disse que estava com outros amigos passando pelo local, quando avistaram o caminhão da Prefeitura com um tanque, despejando o que ele acredita ser esgoto, já que o cheiro estava bem forte. Laurence se revoltou, já que ele e os amigos estavam indo pescar, justamente onde estava sendo feito o descarte. “Chegando ao local, tomamos que estava um cheiro muito ruim, foi quando chegou o trator da Prefeitura e começou a despejar. E tem muita gente que como nós, pescam no Vista Alegre”.

O diretor de obras de Potim, Washington Luiz Borges, disse que não se trata de esgoto e que o material descartado no córrego do Vista Alegre são águas que ficam armazenadas em compartimentos dos bueiros da cidade. Segundo ele, a medida faz parte do trabalho de manutenção desenvolvido pela diretoria. “Eu quero dizer que ali não é material de esgoto, estamos fazendo a manutenção dos bueiros da cidade para prevenir quando chegar o período das chuvas. Todos os bueiros têm um compartimento de caixa de areia, onde fica armazenado uma quantidade de água. Estamos drenando essa água para que possamos limpar”.

Borges disse que a água drenada vem da chuva e também dos próprios moradores. “A água vai para bueiro e fica armazenada, então temos que drenar para fazer a limpeza. Eu posso garantir que não é esgoto ou água de fezes”.

De acordo com a explicação do diretor, cada bueiro da cidade tem aproximadamente quarenta centímetros de caixa de areia antes da manilha que faz a drenagem. Para que seja feita a limpeza, a água deve ser retirada.

Independente do material descartado no córrego, a medida é considerada ilegal. A administração municipal deve punir os responsáveis pela ação. “Não poderia ter sido feito esse tipo de situação, e vamos responsabilizar os funcionários que o fizeram. Já estamos levantando as informações para que a gente possa tomar uma providência”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?